23/10/2019
25ºC Maceio, Estrelado
(82) 99620-8008

Editorias

01/10/2019 09:11
Cidades
Hospital Santa Rita conta com serviço de Nutrição oferecendo dieta específica e padrão
São preparadas diariamente, em média, de 800 a 900 refeições, incluindo preparações de sondas e mamadeiras
Roberta Sampaio - Assessoria HRSR

O Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios/AL, conta com uma equipe de Nutrição composta por 23 funcionários, entre eles, duas nutricionistas copeiras, cozinheiras, auxiliares de cozinha e auxiliares de serviços gerais. De acordo com Rosa Tenório (Nutricionista), a unidade hospitalar serve, em média, de 800 a 900 refeições, incluindo preparações de sondas e mamadeiras. São oferecidas as três principais refeições para pacientes e acompanhantes e três lanches para os pacientes (lanche da manhã, tarde e a ceia).


Rosa informou ainda que, o cardápio é feito semanalmente, para os funcionários plantonistas e também para as pessoas que, por ventura, precisarem fazer alguma refeição no próprio hospital. O pedido de compra é feito de acordo com esse cardápio, sendo um para a clientela sadia e outro para os pacientes.


Dietas específicas


A nutricionista informou que as avaliações mais específicas são feitas nos pacientes de UTI. “Todo paciente de sonda é assistido de forma mais individualizada. Nós recebemos esse paciente, fazemos a Avaliação Subjetiva Global e a avaliação Antropomédica para estimar o peso do paciente, pois muitas vezes ele se encontra acamado e não temos como retirar ele do leito para pesá-lo na balança. Então, fazemos uma estimativa do peso e da altura para, a partir daí, calcularmos a dieta individualizada de cada paciente UTI e enfermaria que esteja usando sonda”, explica Rosa.


Evolução do paciente


Outro ponto destacado foi a observação sequencial da evolução do paciente. “Pode acontecer de não conseguimos atingir as necessidades do paciente já na primeira dieta. Então, vamos evoluindo aos poucos, de acordo com a sua aceitação. Trabalhamos com o sistema aberto e manipulamos, por meio do nosso lactário, a dieta mais próxima da necessidade de cada paciente”, disse a nutricionista.

 

 


Manipulação e higienização


Luana França – Nutricionista que também faz parte da equipe do HRSR – acrescentou as seguintes informações: “O serviço de nutrição do hospital atende a clientela doente e sadia. Existe uma divisão onde se manipula os alimentos e se higieniza os utensílios das duas clientelas. Não existe a mistura. O hospital possui uma máquina de lavar louça que ela faz a esterilização dos utensílios. É feita uma pré-lavagem e depois os utensílios, por serem reutilizáveis, vão para a máquina onde é feita toda a esterilização. As refeições dos apartamentos são servidas em bandejas descartáveis”.

 

 

Acompanhamento


As nutricionistas visitam todos os pacientes diariamente. A cobertura é de 12h por dia (de 7 às 19h) de segundas as sextas-feiras. Nos sábados e domingos o horário é de 7 às 13h. O segundo horário nos finais de semana as nutricionistas ficam de sobreaviso e, qualquer intercorrência, como, por exemplo, sondas que são liberadas e paciente que precisa fazer algum plano alimentar específico que foi internado no período da tarde nos finais de semana, elas são comunicadas para acompanhar o paciente.

 

 

“A alimentação tem uma função muito importante do ponto de vista da recuperação de um paciente. Tanto na cicatrização das feridas operatórias, quanto na recuperação da própria circulação da medicação. A medicação só circula bem no nosso organismo se nós estivermos bem nutridos. Se não estivermos bem alimentados, os remédios não terão a efetividade que teria. Sem contar com a interação da medicação com alguns alimentos. O nosso foco é o bem estar do paciente. É ele se alimentar para que sua recuperação seja mais rápida”, concluem Rosa e Luana – Nutricionistas do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia.

 

 

 

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades