28/03/2024
29ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Editorias

23/05/2019 17:24
Cidades
Hospital Santa Rita terá enfermarias climatizadas e reformadas para conforto dos pacientes
Além disso, está sendo implantado “o padrão de atendimento Santa Rita” por meio de um estudo de fluxo que garantirá melhorias nos serviços prestados
/ Assessoria
Roberta Sampaio

O Hospital Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios, têm mostrado seus avanços ao longo dos anos. Seja na parte física, por meio de construções e ampliações predial, como também no que se refere a diversidade dos serviços prestados e na busca da melhoria da qualidade do atendimento ofertado aos pacientes que procuram diariamente a unidade hospitalar.

 


As boas notícias são constantes. E, as mais recentes tratam sobre as reformas que estão sendo feitas nas enfermarias do Santa Rita. De acordo com o Provedor, médico Pedro Gaia e o seu vice, médico Roberto Salgueiro (provedor em exercício), todas as enfermarias, tanto da clínica médica quanto da maternidade, receberão ares-condicionados, terão os banheiros totalmente reformados e haverá número de leitos exatos para garantir bem-estar dos pacientes.

 

 

“Nosso trabalho é contínuo. Mas, graças a um planejamento e, principalmente, ao apoio de políticos como o deputado federal Arthur Lira, conseguimos os recursos para avançar. O deputado sempre demonstrou que se preocupa com este hospital, que se preocupa com as pessoas que precisam do Santa Rita, e nós só temos a agradecer. Sem deixar de destacar também, que recebemos importantes Emendas dos deputados federais Paulão e Marx Beltrão, que são igualmente parceiros e amigos do Santa Rita e trouxeram grandes ajudas para muitas de nossas aquisições. O prefeito Júlio Cezar não pode deixar de ser lembrado, pois está conosco nessa batalha para o bem do Santa Rita e da população palmeirense”, destaca Pedro Gaia.

 

 

As reformas estão sendo feitas uma de cada vez, pois as enfermarias não podem ficar sem funcionar. Os banheiros estão em dimensões maiores e mais acessíveis, serão 6 leitos por enfermaria, ar-condicionado e televisão. Lembrando que todos os leitos são novos. As aquisições foram possíveis justamente com a ajuda de emendas parlamentares citadas por Pedro Gaia anteriormente.

 

 

 

Padronização

 


A outra boa notícia boa é que estão sendo feitos estudos para a implantação do “Padrão de atendimento Santa Rita”. Segundo a administradora do hospital, Grace Montenegro, o atendimento da recepção, enfermagem, enfermeiro e médicos, estará dentro das normas de qualidade do Santa Rita.

 


Grace explica que “No estudo de fluxo detectamos o que pode melhorar. Estamos fazendo uma revisão de processo visando a qualidade. Para melhorarmos a qualidade de vida de trabalho da nossa equipe e de quem nos procura, detectamos que existem algumas coisas que estavam dificultando os serviços. Então, para isso, decidimos trabalhar com uma ferramenta de gestão que é “Revisão de Processos”.

 

 

A administradora segue explicando que “Revisão de Processo é nós acompanharmos novamente a paciente, desde a entrada da maternidade, até ela ir para um atendimento ambulatorial, um internamento, um parto normal, um parto Cesário, alojamento conjunto, se o bebê precisar ficar na UTI Neo, se a mãe precisar ficar na UTI Geral, até a sua saída”.

 


A segurança do paciente

 


Grace informou também que, após observado o estudo de fluxo, foi detectado que era primordial que a mudança fosse iniciada com a busca pela segurança do paciente que, de acordo com a administradora, é a sua identificação exata e correta. Associado a isso, será implantada uma pulseira de identificação que trará nome, data de nascimento e algumas informações necessárias para garantir a segurança da paciente.

 


“Estamos buscando qualidade, e um dos primeiros passos é a qualidade ofertada ao paciente. Mas, para ser dada essa qualidade ao paciente é preciso que tenhamos uma organização de processos interno que dê suporte a isso. Então, detectamos que teremos que começar pela entrada. Desde o primeiro momento que o paciente chega no santa Rita até sua saída”, disse Grace.

 

 

A administradora afirma que o que está acontecendo é a padronização dos procedimentos, e isso faz com que todos os profissionais sigam as normas estabelecidas. O estudo de fluxo garante que o atendimento seja o mesmo para todos os pacientes, todos os dias da semana, independente do profissional que esteja trabalhando. A rotina do hospital será igual.

 

Divulgação

 


“Temos que fazer uma conscientização nos veículos de comunicação, dizer da necessidade de informar como será a padronização. Escolhemos iniciar pela maternidade, por ter um fluxo de pessoas maior e uma alta rotatividade, não temos menos de 100% de leitos ocupados diariamente na maternidade”, esclarece Grace.

 

 

Ao final a administradora faz a seguinte observação “Toda mudança exige um novo comportamento. A população pode estranhar, algumas profissionais podem reclamar, mas isso muda após a adaptação da padronização e, no futuro todos irão agradecer. Não podemos querer o padrão da enfermeira A ou B, estamos em busca do padrão da enfermeira do Hospital Santa Rita. Todos têm que seguir e atender ao padrão do hospital e da maternidade”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades