29/03/2024
28ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Editorias

12/10/2018 09:03
Cidades
Rua Fechada recebe ações do Maceió Rosa no próximo domingo (14)
/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió realiza, no próximo domingo (14), ações integradas da campanha Maceió Rosa na Rua Fechada, na Ponta Verde. Secretarias municipais e parceiros vão promover atividades de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de oferecer serviços de saúde. A programação começa às 09h.

 

As ONGs Grupo de Mama Renascer, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama e Casa Rosa também participam da mobilização com várias atividades, como a Corrida Kids, vendas de camisetas da campanha, recebimento e doação de cabelos, oficina de turbante e apresentações de grupos de dança.

 

Este ano, a campanha tem como slogan “Cuidado feito à mão”, que remete ao autoexame das mamas, um ato preventivo. “A gente não só se veste de rosa, mas toda sociedade se preocupa com o combate ao câncer de mama. Insistimos em dizer que a prevenção é o melhor remédio para o câncer, porque a detecção precoce proporciona uma chance de 95% de cura. Continuaremos com ações para que as pessoas tenham mais acesso aos exames preventivos”, afirma a primeira-dama de Maceió e coordenadora da campanha, Tatiana Palmeira.


Panfletagem, orientações sobre DST/Aids, testes rápidos de HIV e sífilis, e encaminhamentos de mamografia e citologia serão ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde. As mulheres poderão participar da aula de zumba, promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semelj), e do aulão de Dança Afro Brasileira da Companhia Aiê Orum.

 

Haverá o cadastro de currículos e agendamento para emissão de Carteiras de Trabalho no estande da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). Vários parceiros estarão no local com ações educativas e serviços de saúde.

 

 

A Campanha

 

 

Criada em 2014, a campanha Maceió Rosa é um conjunto de atividades de mobilização para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. A ação faz parte da campanha internacional Outubro Rosa e promove atividades de conscientização para a luta contra a doença que no Brasil, só em 2018, registrará quase 60 mil novos casos, com mais de 14 mil mortes, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 

 


Fonte: Secom Maceió

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Cidades