28/03/2024
29ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

24/05/2018 14:00
Mundo
Coreia do Norte destrói túneis de centro de testes nucleares
Desmantelamento de centro foi prometido após compromisso de desnuclearização assumido com a Coreia do Sul.
/ Foto: Satellite image © 2018 DigitalGlobe, a Maxar company/Handout via Reuters)

A Coreia do Norte desmantelou o centro de testes nucleares Punggye-ri, informou nesta quinta-feira (24) a Yonhap, agência de notícias da Coreia do Sul.

 

 

De acordo com a Associated Press e a rede CNN, que têm jornalistas no local, uma série de explosões foi desencadeada durante horas com foco em três túneis no subsolo e em torres de observação em volta deles. O centro é composto por túneis cavados debaixo do monte Mantap, no nordeste do país.

 

 

Pyongyang prometeu fazer em maio um "desmantelamento público" desse centro de testes. A iniciativa faz parte do compromisso de desnuclearização assumido pelos dois países em cúpula realizada no dia 27 de abril para um acordo de paz.

 

 

A Coreia do Norte realizou todos os seus seis testes nucleares na instalação de Punggye-ri.

 

 

O governo norte-coreano convidou alguns jornalistas estrangeiros para acompanharem o desmonte da instalação de Punggye-ri nesta semana, mas não especialistas técnicos, embora os Estados Unidos tenham pedido "um fechamento permanente e irreversível que possa ser inspecionado e plenamente confirmado".

 

 

Ambiente diplomático


A oferta do país isolado de desativar seu local de testes foi vista como uma concessão essencial depois de meses de redução na tensão entre Pyongyang e seus arquirrivais de longa data, Coreia do Sul e EUA.

 

 

 

Mas o ambiente diplomático voltou a se tensionar, uma vez que na semana passada a Coreia do Norte ameaçou não comparecer a uma cúpula entre seu líder, Kim Jong Un, e o presidente dos EUA, Donald Trump, em Singapura, no dia 12 de junho.

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo