22/10/2019 18:45:42
Cidades
Hospital Regional Santa Rita realiza campanha para doação de leite materno
Banco de Leite Humano do hospital está com estoque baixo, necessitando urgentemente de doações
Assessoria
Roberta Sampaio - Assessoria HRSR

O Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios/AL, realizou na manhã desta terça-feira (22), sua primeira ação junto a comunidade palmeirense, por meio da Campanha “Doe Leite Materno, alimente a vida”. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade e, em especial, as mães, para a doação de leite materno para o banco de leite humano do HRSR, que está com seu estoque muito baixo.

 


A ação aconteceu no Posto de Saúde (PSF), no bairro Vila Maria, e contou com uma equipe de vários profissionais, entre eles, médico, enfermeira, nutricionista, farmacêutica, biomédicos, fisioterapeuta, assistente social. Sem contar com o apoio da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Unimed - Palmeira dos Índios.

 


O médico pediatra do HRSR– Dr. Cícero José – fez a apresentação do grupo e iniciou as palestras com as mães. “Sabemos o quanto a amamentação é importante mas, nesse momento, iremos focar mais na doação do leite materno. Estamos trazendo importantes informações e contamos com a sensibilização das mães para doar, e também da comunidade, de forma geral, no sentido de nos ajudar a divulgar essa campanha tão importante e que salva vidas”, disse o médico.

 


Na ocasião, os profissionais conversaram com as mães e disseram da necessidade da doação de cada uma para salvar a vida dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Santa Rita. Explicando também como elas devem fazer para serem doadoras, e orientando a forma correta para aquelas que queiram fazer a coleta do seu próprio leite em casa.

 


“É muito importante passar essas informações para as mãezinhas que queiram nos ajudar nessa campanha. Elas podem fazer a retirada do leite em casa, desde que sejam orientadas para que esse leite chegue até o nosso banco de leite de forma que nós possamos pasteurizá-lo. Há também a possibilidade das mães nos procurarem no nosso BLH, pois lá, temos como fazer o procedimento sem que haja perda desse leite, aproveitando quase que na sua totalidade”, explica a enfermeira da UTI Neonatal do HRSR - Valdênia Silva – umas das responsáveis pelo Banco de Leite Humano do hospital.

 


A Administradora do HRSR – Grace Montenegro, destacou, além da campanha em si, o momento histórico vivenciado pelo Santa Rita. “Pela primeira vez nós estamos saindo de dentro do Hospital e tendo esse contato direto com a população. Isso mostra as mudanças vivenciadas pelo Santa Rita. Desejamos que a comunidade conheça o nosso trabalho e se sinta segura em saber que pode contar conosco, que estamos prontos a ajudar e dar o nosso melhor. Essa foi a primeira ação de muitas, pois nós que fazemos o Santa Rita, trabalhamos com muito amor e muita dedicação”, destaca a administradora.

 


O provedor do Hospital Regional Santa Rita– Médico Roberto Salgueiro - disse que: “Nós não podemos perder o nosso Banco de Leite de forma alguma. Isso seria retroagir, e é a última coisa que queremos. Iremos incentivar e apoiar todos os nossos funcionários e colaboradores para que essa campanha seja um sucesso e que, muito em breve, nós estejamos com o nosso BLH abastecido para salvar muitas vidas. Tenho certeza disso, porque além de contar com a sensibilização das mães, contamos com uma equipe de profissionais competentes e engajados que elevam o nome deste hospital”, enaltece o provedor.

 


Estrutura

 


O Hospital disponibilizou, de acordo com o Biomédico – Gutembergue Matias – todos os profissionais e materiais necessários para a coleta do leite. “Esse apoio do Santa Rita foi de fundamental importância. O que vimos hoje foi uma equipe disposta e preocupada em ajudar a salvar vidas e a manter o nosso BLH. E o melhor de tudo é que já nesse primeiro dia da ação nós conseguimos a doação de oito potes e já agendamos com as mães as próximas coletas. A campanha continua, esse é só o começo!”- finaliza o Biomédico.

 

 

 

 

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.