08/01/2019 13:40:58
Alagoas
Eletrobras orienta para o consumo consciente de energia no período de férias

Janeiro é o mês típico das férias escolares. Nesse período, muitas famílias se programam para viajar ou para passar mais tempo com a criançada em casa. Mas para que tudo ocorra sem surpresas desagradáveis, a Eletrobras Distribuição Alagoas preparou algumas orientações para consumir energia de forma consciente e ainda economizar.

 

 

Ao viajar, deve-se evitar deixar os equipamentos eletrônicos que não são de uso contínuo no modo stand-by, pois eles continuam consumindo energia. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o consumo de aparelhos em stand by pode representar 12% do consumo doméstico de energia.

 

 

Se for ficar em casa, os cuidados devem ser redobrados, já que crianças e adolescentes costumam passar muitas horas com mais de um equipamento ligado ao mesmo tempo, como televisores, videogames e computadores. É importante limitar um tempo de uso e desligar os aparelhos quando não estiverem sendo utilizados. Outra orientação é aproveitar ao máximo a luz do sol e o ar natural. Manter janelas e cortinas abertas durante o dia é uma boa opção para diminuir o uso de lâmpadas, de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

 

 

Para o assistente da diretoria de Regulação da Eletrobras, Marcelo Ximenes, durante as férias é ainda mais importante economizar energia, já que as pessoas passam mais tempo em casa. "Além das dicas informadas, na hora de comprar um equipamento recomenda-se optar por aparelhos que possuem o Selo Procel e são classificados na categoria A. Também é importante estar sempre atento à conservação dos eletrodomésticos e realizar manutenções periodicamente", completa Marcelo.

 

 


Fonte: Assessoria

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.