07/12/2018 12:03:25
Educação
Em Alagoas, 185 reeducandos vão participar do Enem para o Sistema Prisional
Provas acontecem em presídios de Maceió e no Agreste; atualmente, 36 reeducandos cursam o ensino superior

O Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa (ENEM/PPL) deste ano acontecerá na próxima semana, nos dias 11 e 12 de dezembro. Em Alagoas, 185 reeducandos foram inscritos pela Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) para participar do exame. As provas acontecerão no Complexo Prisional, em Maceió, e no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano.

 

 

A participação no exame acontece de forma voluntária. Os interessados em participar do processo seletivo manifestaram interesse e foram inscritos pela Gerência de Educação da Seris. O setor também é responsável por acessar os resultados e encaminhar os candidatos qualificados ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao Programa Universidade para Todos (Prouni) e a outros projetos da educação superior.

 

 

A superintendente de Educação da Ressocialização, agente penitenciária Genizete Tavares, destaca a educação no processo ressocializador como uma oportunidade de recomeço digno. “A educação é a base para qualquer futuro. Trata-se da oportunidade do interno seguir um caminho diferente e melhor do que aquele que os trouxe até a prisão. O Enem traz esta oportunidade e abre um universo de possibilidades e caminhos a seguir”, disse.

 

 

Atualmente, 36 reeducandos em Alagoas cursam o ensino superior através da modalidade Educação à Distância (EAD) nas unidades Baldomero Cavalcanti, Presídio Militar, Presídio do Agreste e Núcleo Ressocializador da Capital.

 

 

Aplicação das provas

 

 

Os exames são divididos em dois dias e são constituídos por uma redação em língua portuguesa e quatro provas objetivas, sendo cada prova objetiva composta por 45 questões de múltipla escolha.

 

 

No primeiro dia do Enem, serão aplicadas as provas de Redação; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá duração de 5 horas e meia, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

 

 

No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Nesse dia, a duração será de 5 horas.

 

 

 

 

Fonte: Agência Alagoas

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.