02/07/2019 09:03:02
Mundo
Saiba como acompanhar o eclipse solar, que acontece nesta terça-feira
Reprodução

 A cada 18 meses, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, de maneira a impedir que a luz solar chegue até o planeta onde vivemos. Com isso, o dia se torna noite por um curto período, cerca de dois minutos e meio. Nesta terça-feira (2), alguns países da América do Sul conseguirão ver o eclipse solar completo, já que este começará no Chile e terminará seu caminho na Argentina.

 

No entanto, países como Brasil, Uruguai, Paraguai e Equador terão apenas uma visão parcial do fenômeno. Para oferecer uma oportunidade de acompanhar o evento astronômico ao vivo, a gigante de computação americana IBM, com a Nasa e com observatórios espaciais do Chile e da Argentina, irá transmitir ao vivo, pela internet, o Grande Eclipse Solar Sul-Americano. A transmissão será viabilizada também por meio de uma parceria com a The Weather Company – que, aliás, é subsidiária da IBM.

 

Por meio deste site, será possível ver o eclipse solar total, independentemente de qual região a pessoa esteja. A transmissão terá início às 17h, horário de Brasília, e está prevista para durar cerca de meia hora – tempo total do fenômeno. É possível verificar a hora exata do eclipse e quanto tempo ele durará, a partir de sua região, por meio deste website.

Com comentários de especialistas sobre o assunto durante a transmissão ao vivo da IBM, usuários também poderão interagir pelo Twitter utilizando a hashtag #TotalEclipseFromTheCloud.

 

Fonte: Exame

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.