07/11/2021 15:51:49
Saúde
Hospital Santa Rita completa 70 anos de fundação
São mais de meio século a serviço de Palmeira dos Índios e região; atual Provedor Dr. Pedro Gaia está há 40 anos como médico e colaborador da instituição
Roberta Sampaio - Assessoria HRSR

O Hospital Regional Santa Rita tem uma história de superação a ser contada em seus 70 anos de prestação de serviços à Palmeira dos Índios e região. O início foi em 1951 com a criação de uma sociedade que tinha como objetivo estudar e planificar meios de proteção e manutenção do hospital.

 

A primeira reunião foi convocada pelo então prefeito de Palmeira dos Índios Manoel Sampaio Luz, realizada na sede da prefeitura, sendo importante destacar a atuação decisiva do Deputado Federal Medeiros Neto para o benefício da comunidade palmeirense naquela época.

 


Até então existia uma diretoria provisória, e a mesma foi responsável pela escolha do nome SOCIEDADE BENEFICENTE DE PALMEIRA DOS INDÍOS, proposto por Milton Ferreira Pita, durante a sessão extraordinária, para eleição dos mordomos e tesouraria, realizada no salão principal do Aero Clube de Palmeira dos Índios contando com a presença de Graciliano Ramos.

 

A primeira Eleição para a Provedoria aconteceu em 16/08/1951, quando foi eleito João Neto de Medeiros – o primeiro PROVEDOR do Hospital e Noé Simplício – o primeiro Presidente da Mordomia.

 

Após 16 anos de sua fundação – em 1973 - houveram alterações do estatuto, quando ficou decidido que a sociedade seria administrada por uma mordomia composta de um provedor, um tesoureiro e 12 mordomos que servirão por um prazo de dois anos, sendo-lhes vedadas quaisquer formas de remuneração, gratificação ou participação nos lucros da sociedade, bem como gozar de abastecimentos em serviços médico hospitalares ou de farmácias dos quais por ventura viessem a necessitar.

 

Outra mudança foi que a Sociedade Beneficente de Palmeira dos Índios teria por finalidade a manutenção e administração do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia, construída com recursos do Governo Federal, para dar assistência médica e hospitalar aos palmeirenses e também a população dos municípios circunvizinhos, sem prejuízo do atendimento a pessoas de qualquer condição social, ou seja, não podia cobrar pelo atendimento.

 

Ainda no ano de 1973 aconteceu mais uma importante mudança em seu estatuto, dando condições para que a Sociedade Beneficente pudesse ser reconhecida como de utilidade pública Federal.


Em 1976 – João Neto de Medeiros renunciou ao cargo de provedor há mais de 20 anos, justificando motivos pessoais e merecida aposentadoria. José Valdomiro Mota assumiu a provedoria provisoriamente até o final do referido ano. Em 1977 –José Valdomiro Mota foi eleito PROVEDOR e, em seguida, o hospital teve os demais provedores: Dr. Wilson Costa, Dr. Sebastião Lessa, Dr. Emilio Silva, Dr. Agamenon Ferreira, Dr. Roberto Salgueiro e atualmente, Dr. Pedro Gaia.


O Hospital Santa Rita só iniciou seus atendimentos particulares em 1980, ou seja, após 29 anos de prestação de serviços.

 

A trajetória de Pedro Gaia e sua contribuição para o Hospital Santa Rita

 

Pedro Rodrigues Gaia Neto formou-se em medicina no ano de 1978 – na faculdade de Ciências Médicas de Alagoas. Fez residência médica em Brasília, no Hospital das Forças Armadas e no Hospital de Base de Brasília nos anos de 1979 e 1981, alcançando a patente de Segundo Tenente do Exército.


Pedro Gaia é casado com Marta Ângela Mendes Costa Gaia e pai de quatro filhos. A primogênita - Izabel, nasceu no período de sua residência médica em Brasília. Já os três mais novos, Eryka, Pedro Bisneto e Fábio, nasceram todos no Hospital Regional Santa Rita, instituição que ele afirma ter orgulho de poder fazer parte ao longo dos últimos 40 anos.

 

Após o período de residência, Dr. Pedro Gaia retorna à Palmeira dos Índios, o ano é 1981, para dar sua contribuição a medicina de Alagoas, em especial a sua terra natal. Seu tio, Remy Maia cedeu o próprio consultório para que Dr. Pedro assumisse os trabalhos dali por diante, o parabenizando pelo início de sua trajetória médica, e também por ter sido convidado a fazer parte da equipe do Hospital Santa Rita.

 

1981 - Foi o início da história de Pedro Gaia no Hospital Santa Rita! São 40 anos fazendo parte, ininterruptamente, dos 70 anos desde a Fundação do Hospital.
Dr. Pedro Gaia foi o primeiro médico ortopedista de Palmeira dos Índios e  o segundo do interior do estado de Alagoas. Quando Gaia chegou ao Hospital Santa Rita, Dr. Emilio Silva era o provedor, e Dr. Sebastião Lessa e Dr. Agamenon lhes fizeram o convite para fazer parte do Santa Rita. Na época, o hospital ainda prestava o atendimento de urgência e emergência, até a chegada da Unidade de Emergência do agreste na cidade de Arapiraca e, anos depois, a instalação da Unidade de Pronto Atendimento -UPA - de Palmeira dos Índios.

 

“Atendíamos tudo, independente da especialidade. Todos trabalhavam por amor a medicina e pela proposta de um serviço médico hospitalar. Trabalhávamos sem ganhar pelo plantão, cheguei era Funrural, INPS, SUS. Atendia todo interior, desde o paciente adulto a pediatria. Era de domingo a domingo, na urgência para atender os procedimentos da ortopedia” relembra Dr. Pedro Gaia.

 

Em 1988 Pedro Gaia enveredou pela política com o apoio do Sr. Abelardo em uma das reuniões sociais, quando então lançaram o nome de Pedro Gaia, que venceu a eleição para vereador por Palmeira dos Índios, sendo o edil mais votado do seu partido, proporcionalmente, no País. Foi eleito por dois mandatos. Foi candidato a prefeito, mas não se elegeu para o cargo.


Dr. Pedro foi médico perito do INSS por 26 anos. Montou o serviço de fisioterapia do Hospital Santa Rita, que era anexa a emergência, numa época que não existia fisioterapeuta, então fazia a ortopedia e fisioterapia. Passou mais de 20 anos sozinho conduzindo a ortopedia do Santa Rita, depois convidou Dr. Márcio e Dr. Ricardo Pereira para expandir o serviço. Posteriormente veio Dr. Wellington Bento para se unir ao grupo.

Hoje, o Hospital conta com uma equipe de ortopedistas composta por Dr. Wellington Bento, Dr. Gustavo Francisco, Dr. Hellycarlos Albuquerque, Dr. José Alberto e Dr. Diógenes de Figueiredo.


O serviço de Ortopedia


Hoje o Hospital Santa Rita conta com um dos melhores serviços de Ortopedia do Estado, funcionando 24h, todos os dias da semana e também finais de semana e feriados, com toda equipe, realizando em média, cerca de 50 cirurgias por mês, entre elas, cirurgias de joelho por vídeo e com aparelhos modernos como, por exemplo, arco cirúrgico.


Pedro Gaia foi diretor médico durante as gestões dos Provedores Dr. Sebastião Lessa e do Dr. Agamenon Ferreira. Em 2013 foi convidado para ser mordomo, na vaga do Sr. João Belo, sendo indicado pelo Dr. Wilson Costa. Ainda no ano de 2013 foi eleito vice-provedor na chapa única com Dr. Roberto Salgueiro- Provedor e o Sr. Abelardo - Tesoureiro. Em 20/11/2014 foi eleito pela primeira vez provedor do Hospital Santa Rita.


A Provedoria e os avanços do Santa Rita


Dr. Pedro Gaia está atualmente como Provedor do hospital, que enfrentou em 2020 um dos seus anos mais difíceis devido à Pandemia. No entanto, na contramão do que era esperado, o Santa Rita reagiu e teve grandes avanços na gestão de Pedro Gaia, podendo citar como exemplo a construção de uma Nova UTI que conta com estrutura física e equipamentos modernos, sendo considerada uma das melhores de Alagoas.

 

“Além da parte física, contratamos profissionais e, temos a certeza que, no momento mais crítico vivenciado pela humanidade, o Santa Rita esteve ao lado dos governantes para ajudar a cuidar da população que necessita dos serviços prestados por este hospital”, destaca Pedro Gaia.

 

A Nova Maternidade

 

Outra grande conquista está preste a ser alcançada: A Nova Maternidade Santa Olímpia, que também foi idealizada e será concretizada ainda nessa gestão de Pedro Gaia. As obras já estão avançadas e o prazo de entrega está previsto para muito em breve.

 

“O projeto é incrível. Teremos uma Maternidade dentro dos padrões de excelência. A qualidade sempre foi e continuará sendo o nosso maior objetivo. Não foi fácil tirar do papel pois, sabemos que existe uma distância entre o pensar e o executar, no entanto, com a coragem e o apoio dos que estão ao nosso lado e acreditam no nosso potencial, conseguimos! Palmeira ganhará um Nova Maternidade que faz parte de um projeto muito maior chamado Complexo - Santa Rita”, garante Pedro Gaia.

 

Progressos

 

Modernização da Subestação de Energia; Asfalto da parte interna do hospital, construção dos estacionamentos para carro e motocicletas; reforma da capela e aquisições de equipamentos e aparelhos de última geração para os diversos setores do hospital, já são realidade no Hospital Santa Rita.

 

Os avanços citados anteriormente foram apenas os alcançados recentemente, pois há ainda várias conquistas que podem ser elencadas durante os períodos em que Pedro Gaia esteve Provedor em suas gestões passadas.

 

Por exemplo: Reforma geral da Lavanderia com novas máquinas e instalações; Construção da Unidade Transfusional (Banco de Sangue), Reforma do Necrotério; Reformas das Fachadas (Principal e Medeiros Neto), Reformas dos banheiros dos colaboradores; Reforma da Recepção do antigo setor do Pronto Atendimento que hoje está funcionando a Maternidade até a finalização da Nova obra. Reforma do refeitório e a compra de novos utensílios; Compra de enxovais; Fardamentos e materiais de Proteção Individual; aquisição de camas elétricas, poltronas para acompanhantes, entre outros.

 

Houve também a oferta de uma casa de Apoio para acolher, orientar e assistir as mães das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo) do Santa Rita.

 

“Não podemos deixar de ressaltar nossa preocupação em oferecer constantemente capacitações aos nossos colaboradores. Sabemos da importância de nos mantermos atualizados nos nossos serviços e HUMANIZADOS nos nossos atendimentos. O Santa Rita já é grande, mas tenham certeza que seremos ainda maior pois, jamais estaremos satisfeitos. Nossa busca pela excelência é incansável! ”, finaliza o Dr. Pedro Gaia – Provedor do Hospital Santa Rita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.