08/02/2019 09:11:20
Saúde
Setor de Endemias de Palmeira apresenta relatório de atividades realizadas em 2018
Ascom

A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apresentou o relatório referente às atividades realizadas no ano de 2018. No ano passado, o Setor passou por mudanças gerenciais, quando houve a melhora nos índices e serviços prestados à população palmeirense. O Setor e a equipe foram bastante elogiados em diversos eventos e reuniões da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), o que tem instigado os agentes e o coordenador Hamilton Guerra a desenvolverem suas atividades com maestria.

De acordo com Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), que visa reduzir a infestação pelo Aedes aegypti, a incidência e a letalidade por febre hemorrágica de dengue, registra 126.639 visitas domiciliares, no qual foram gastos mais de 20 mil quilos de larvicida.

O Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDCH) trabalhou em 449 imóveis, onde foram constatados 02 imóveis com a presença de triatomíneos (vetores da Doença de Chagas). Os imóveis foram devidamente borrifados e tratados.

Em 2018, houve alertas quanto à leishmaniose, doença que acomete tanto animais como humanos. O município entrou em alerta, mas o Setor de Endemias atendeu as denúncias da população e prontamente iniciou um intenso trabalho de captura de mosquitos, realização de testes rápidos e sorologia em animais doentes. Foram realizados 898 testes rápidos, 197 sorologias, das quais 166 foram positivas. Dessas sorologias positivas, foi necessário o procedimento de eutanásia de 162 animais. Ao todo, foram realizadas 83 borrifações.

O Programa de Controle da Esquistossomose (PCE) registrou 2.031 imóveis trabalhados, onde foram realizados 4.407 exames realizados, dos quais 65 deram positivo. Foram 63 pessoas medicadas, onde 01 não foi medicada devido a uma contra indicação a um dos componentes do medicamento e 01 esteve ausente do tratamento. 78 pessoas foram medicadas por orientação médica.

Dados mais detalhados podem ser conferidos diretamente no Setor, que fica na sede da SMS. A população também pode solicitar os serviços do Setor de Endemias em suas localidades.

 


Fonte: Assessoria

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.