30/06/2017 21:51:11
Tia dentista | Karla Dayanna
VOCÊ SABE O QUE É MIH?
Hipomineralização de incisivos e molares

 Boa noite Crianças!!! 

 

 

Hoje vamos falar sobre um defeito no esmalte do dente que tem sido cada vez mais comum no consultório e é um desafio para nós dentistas. 

 

 

 MIH ou Hipomineralização de incisivos e molares é uma patologia de origem sistêmica que afeta de um aos 4 primeiros molares permanentes e frequentemente esta associado aos incisivos permanentes, onde também podem ser afetados. 

 

 

Apresentam-se com manchas de coloração que variam do branco ao amarronzado e pode ser facilmente diferenciado do esmalte normal. Infelizmente alguns casos são diagnosticados erroneamente e confundidos e tratados como a própria cárie ou outros defeitos do esmalte. 

 

 

Os dentes com MIH quando cariados apresentam um desenvolvimento rápido da doença. E para complicar o trabalho de nós cirurgiões- dentistas, há grande dificuldade em obter a anestesia adequada, além de haver pouca adesão do material restaurador. O acompanhamento dos dentes comprometidos por esse problema deve ser feito desde cedo, pois necessitam de cuidados especiais. 

 

 

Normalmente a criança sofre com muita sensibilidade, maior comprometimento por cárie etc. O tratamento varia a depender da gravidade do caso, pode ser feito desde fluorterapia até a exodontia(extração) dos dentes afetados. Então quando o tratamento é realizado de forma adequada e o mais cedo possível, há mais chance de sucesso, evitando assim perdas dentárias.

 

 

A melhor forma de cuidado é a prevenção. Sugiro que os pais fiquem atentos e caso encontre dentes com as condições expostas acima, procure a ajuda de um Odontopediatra de sua confiança, somente ele poderá realizar um correto diagnóstico e planejar o tratamento.

 

 

 

 

 

 

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2020. Todos os direitos reservados.