25/04/2024
26ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

09/07/2020 19:19
Alagoas
Déficit de bolsas sangue no Hemoal chega a 72% em Maceió; veja como doar
/ Divulgação

O déficit de bolsas de sangue do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) atingiu uma nova baixa nesta quinta-feira (9), com números acima dos 60%. Na Unidade Arapiraca, o estoque conta com déficit de 63,5%, tendo apenas 73 bolsas de um total de 200. Em Maceió, o número é ainda maior: 85 bolsas, quando o ideal é 300, representando um déficit de 72%.

 

A queda na quantidade de bolsas no hemocentro vem se intensificando desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Contando com doações voluntárias, o estoque do hemocentro vem caindo devido ao medo dos doadores de contraírem o vírus no processo ou no translado.

 

Para facilitar o acesso dos candidatos neste período pandêmico, o Hemoal adotou duas estratégias. Além de agendar a doação presencial, por meio dos telefones 3315 2109 (Maceió) e 3539 8285 (Arapiraca), os voluntários podem se reunir em grupos de até 10 pessoas para solicitar a Hemovan, que irá transportá-los até as Unidades Maceió e Arapiraca, respeitando os limites de distanciamento social.

 

"Apenas os voluntários com boa saúde agendam as doações, com exceção dos idosos, que, mesmo podendo doar sangue até os 69 anos de idade, devem permanecer em casa, em isolamento domiciliar, por serem mais vulneráveis ao novo coronavírus, conforme recomendam os infectologistas", orientou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes.

 

Os interessados em se candidatar para doar sangue devem ter peso igual ou superior a 50 kg, no mínimo 16 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

 

Medidas preventivas

 

O Hemoal adotou medidas sanitárias reforçadas devido à Covid-19. Além de totens com pedais para a liberação de álcool em gel, o distanciamento social é respeitado e uma tenda com cadeiras foi montada no pátio para evitar aglomerações. Outra medida adotada foi a disponibilização de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os técnicos que atuam no Hemoal.

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas