29/03/2024
31ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

25/04/2019 13:36
Alagoas
Laboratório de Genética Forense recebe novo equipamento para agilizar exames de DNA
Estação de trabalho para pipetagem automática de alto desempenho reduz tempo e custos para perícia alagoana
/ Foto: Aarão José

O Estado de Alagoas acaba de ganhar um reforço na realização de exames periciais na área de Genética Forense. O Laboratório Forense do Instituto de Criminalística passará a usar um novo equipamento, o pipetador automático da Qiagen, que permite automatizar e agilizar exames de DNA.

 

 

A estação de trabalho para pipetagem automática de alto desempenho já foi instalada na bancada da sala de amplificação de amostras. O equipamento foi doado para a Perícia Alagoana pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) referente ao Projeto de Modernização dos Laboratórios de Genética Forense atender a Rede.

 

 

A chefe do Laboratório de Genética Forense, Dra. Rosana Coutinho e os peritos criminais Carmélia Miranda, Dr. Marek HF Ekert, e Marina Mazanek que atuam na unidade estão passando por um treinamento para utilização dessa nova ferramenta. Inicialmente, eles irão utilizar o equipamento nas análises das amostras de material genético dos condenados, coletadas durante mutirão no Sistema Penitenciário estadual.

 

O assessor científico Luís Arcieri, responsável pelo treinamento, explicou que por ser de alta capacidade e precisão, o equipamento pipetador irá ampliar o fluxo de trabalho do laboratório alagoano na realização de exames de DNA. Outra vantagem do aparelho é usar um software user friendly, que permite ao usuário manusear e programar facilmente suas atividades.

 

 

“Ele é um aparelho muito versátil, pois consegue pipetar várias amostras de uma única vez, utilizando várias placas de pipetagem. Durante o treinamento, mostrei como programar e o funcionamento do equipamento, indicando os locais onde serão colocados as amostras, e os reagentes que o perito irá utilizar para pipetar o experimento que ele desejar fazer”, explicou Arcieri.

 

 

Além de agilizar a análise das amostras biológicas dos condenados e consequente inserção no Banco de Perfis Genéticos, para a Doutora Rosana Coutinho, o novo equipamento amplia a modernização do Laboratório na realização de todos os exames periciais relacionados à DNA. Ela destaca que cada vez mais, o laboratório vem sendo acionado para atuar em casos emblemáticos visando colaborar na investigação e elucidação de vários tipos de crimes.

 

 

“A criação recente do Laboratório de Genética Forense e a sua modernização tem como proposta avançar nos exames de DNA, colaborando diretamente no combate à criminalidade. Isso porque o resultado de uma análise dessa natureza permite de forma contundente identificar ou até mesmo inocentar suspeitos de praticarem abusos sexuais, feminicídios, homicídios e latrocínios, ou seja, é a ciência forense atuando de forma efetiva na produção de provas técnicas para elucidação desses crimes,” afirmou a chefe do laboratório.

 

 


Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas