23/04/2024
26ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

26/08/2021 08:13
Alagoas
Lançamento da 38ª Expo Bacia demonstra força do interior e evento deve vitrine para o NE
Exposição voltada para a cadeia produtiva leiteira acontece de 6 a 9 de outubro

 A Expo Bacia Leiteira, exposição voltada para a cadeia produtiva leiteira, que acontece de 6 a 9 de outubro, integra a missão do setor, em Alagoas, de retomar gradualmente suas atividades com abertura ao grande público. O evento, que foi lançado na última sexta-feira, 20, pela prefeitura de Batalha/AL, largou na frente e pode se transformar a maior exposição do Nordeste após a pandemia.

 

Segundo a prefeita de Batalha, Marina Dantas, a exposição apresenta a força de um setor que é a principal atividade econômica de mais de 20 cidades do sertão alagoano, com a participação de mais de 5 mil produtores, sendo mais de 4 mil oriundos da agricultura familiar. “Reafirmo o compromisso da gestão municipal na valorização dessa atividade que move grande parte da população sertaneja e atende a cultura do nosso povo”, disse a prefeita ao lado de gestores públicos e presidentes de instituições representativas como a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Associação dos Criadores de Alagoas (ACA) e Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite).

 

Durante o evento, o deputado estadual, Paulo Dantas, afirmou que o evento representa a força do inteiro do Estado. “Um grande evento, amplo e democrático, que só traz benefícios aos seus participantes. Uma exposição que ensina, comercializa e planeja os próximo passos de todo o setor, seja entre os agricultores ou nas grandes produções dos pecuaristas de grande porte”, informou o deputado Estadual.

 

Com uma programação repleta de atividades técnicas, a Exposição desse ano volta ao calendário com cursos, julgamentos de animais das raças gir leiteiro e girolando, além do torneio leiteiro e palestras. O assunto foi destacado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor.


“O olhar dessa Exposição, que pode já ser a melhor vitrine do Nordeste em 2021, deve ser para a transferência de tecnologia. A implantação e tecnologia na produção do leite precisa ser unificada. Para isso, sei que teremos pista e governo comprometidos, além de termos o empenho de todos os produtores nesse momento de superação. É um compromisso que nós firmamos enquanto poder público”, constatou Marcelo Victor.

 


Em 2020, a Expo Bacia Leiteira não foi realizada devido aos desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. Para este ano, a estimativa do governo do Estado, que é parceiro do evento através da Secretaria de Agricultura, é que o evento cresça e contribua para uma nova configuração da cadeia leiteira em Alagoas.


“Acredito muito que o desenvolvimento do Estado depende do desenvolvimento rural no municípios, precisando fortalecer as possibilidade de geração de renda. Fundamental que se invista nas cadeias produtivas estabelecidas. O governo vem sendo pontual desonerando a 100% a cadeira leiteira. Também ganhamos uma zona livre de comércio com outros estado, o que garantiu o preço do leite. Também atraímos investimentos privados, trazendo outros laticínios para Alagoas”, realçou o governador Renan Filho.

 

 

Fonte: Ascom

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas