29/03/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

14/05/2018 09:06
Alagoas
Mais de 1,6 mil motoristas já fizeram a CNH digital em Alagoas
Emissão está sendo feita gratuitamente desde novembro do ano passado. CNH digital é uma versão do documento com o mesmo valor jurídico do impresso.

Em Alagoas, mais de 1.600 motoristas já têm a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital. A informação foi confirmada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Para o Detran, esse número está dentro da expectativa. A emissão está sendo feita desde o mês de novembro do ano passado.

 

Os usuários podem baixar o aplicativo oficial do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e garantir a CNH digital após realização de um cadastro. O procedimento é gratuito.

 

Porém, o Detran ressalta que não é possível requerer somente a CNH digital, o documento físico ainda é obrigatório.

 

A CNH digital é uma versão do documento com o mesmo valor jurídico que a da CNH impressa, e o motorista poderá apresentar o documento tanto no formato antigo como no digital, no smartphone.

 

Para isso, os agentes fiscalizadores da operação Lei Seca e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) utilizam o aplicativo Lince para a validação da CNH digital nas blitze.

 

O Lince é um aplicativo desenvolvido pelo Serpro que possibilita a leitura de dados textuais e imagens criptografadas no QR Code.

 

Segundo o Detran, os próprios agentes de trânsito podem baixar o aplicativo. Para saber se os demais órgãos fiscalizadores também já estão utilizando é só entrar em contato com eles.

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas