29/03/2024
31ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

25/03/2019 14:59
Alagoas
SAMU retoma projeto para reduzir número de trotes em Alagoas

 O projeto Samu nas Escolas foi retomado em Alagoas após uma pequena pausa. O objetivo é levar informações para os estudantes e, com isso, reduzir o número de trotes passados para as centrais de emergência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no estado.

Para esta edição do projeto, foram selecionados novos acadêmicos dos cursos de medicina, enfermagem e serviço social da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro Universitário Cesmac, Universidade Integrada Tiradentes (Unit) Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal) e Uninassal.

São os universitários que desenvolvem as atividades realizadas com os alunos das escolas. Esse é um projeto de extensão que acontece desde 2014, quando o número de trotes superava os 70% das ligações recebidas pelo 192. Em 2018, esse percentual caiu para 55,78%.

“O Samu nas Escolas tem sido o nosso principal projeto para a redução de trotes e as estatísticas estão mostrando a sua eficácia. As ações beneficiam tanto a nossa instituição, como as crianças que interagem com os socorristas, conhecendo um pouco da profissão e se inspirando para que, no futuro, sejam médicos, enfermeiros, condutores ou técnicos de enfermagem do Samu”, disse o médico Marcos Ramalho, supervisor do Samu.

São três etapa das ações, a primeira é para falar sobre queimadura e choque elétrico, a segunda é sobre engasgo e a terceira é dedicada a desmaios e quedas.

William Pereira tem 16 anos e é aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Doutor José Maria Correia das Neves. Ele atuou como vítima de desmaio no simulado promovido pelo projeto na última sexta-feira (22).

"Todos os ensinamentos que aprendi hoje vou passar para os meus pais e vizinhos. Foi um dia muito legal e agora sei como agir quando uma pessoa cair e quebrar algum osso. Além de imobilizar de maneira correta, tenho que ligar o 192 para chamar o Samu", afirmou Willian.


O conhecimento do trabalho do Samu reflete nas ligações recebidas. Nos dois primeiros meses de 2018 foram 110.885 ligações para as duas centrais do Samu no estado, 61,90% delas eram trotes. Já no primeiro bimestre de 2019, foram 84.510 chamados para o 192, sendo 43,1% de trotes. Uma redução a ser comemorada.

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas