25/04/2024
24ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

04/09/2021 19:05
Educação
'Frustração', diz jovem que cancelou matrícula em outra universidade
Lucas Schreder, de 20 anos, fez o cancelamento da matrícula na Universidade Federal do Pampa horas antes da UFPR anunciar retificação no resultado
Lucas Shreider, de 20 anos, cancelou matrícula em outra universidade após ver seu nome entre os aprovados na UFPR / Foto: Arquivo pessoal

Da aprovação em medicina em duas universidades à frustração de não ter mais nenhuma vaga. Foi assim que Lucas Schreder, de 20 anos, se sentiu quando viu que o nome dele tinha sido substituído na lista de aprovados na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na noite de quarta-feira (1º).

 

No intervalo de 30 horas entre a divulgação da primeira lista de aprovados, em que ele estava, e a retificação do resultado, Lucas efetuou o cancelamento da matrícula na Universidade Federal do Pampa, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.

 


31 nomes foram substituídos com a correção. De acordo com a UFPR, a primeira divulgação não considerou a alteração de notas após recursos sobre a prova de redação do vestibular.

 

"É um sentimento de frustração indescritível. Eles podiam ter soltado uma nota mais cedo ou falar que o resultado estava sendo revisto. É isso que me deixa mais frustrado", disse o estudante.


 

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo da Fonseca, disse que soube do problema ainda na terça-feira (31), dia da primeira divulgação de aprovados, mas que a universidade, inicialmente, estava avaliando a possibilidade de integrar os 31 estudantes.

 

Diante da impossibilidade "formal e jurídica" da absorção dos estudantes, segundo Ricardo Marcelo, a retificação foi publicada.

 

Foram substituídos estudantes de sete cursos:

Medicina (Curitiba): 21 nomes
Medicina (Toledo): 4 nomes
Direito (matutino): 2 nomes
Odontologia (Curitiba): 1 nome
Fisioterapia (Curitiba): 1 nome
Biomedicina (Curitiba): 1 nome
Medicina Veterinária (Curitiba): 1 nome


Ansiedade


Lucas, que estuda desde 2018 para passar em medicina, disse viu que seu nome estava entre os quatro retirados da lista de aprovados para o curso no campus de Toledo, no oeste do Paraná, quando tentava atualizar o site da instituição para ver se as orientações da matrícula tinham sido inseridas no portal.

 

"Eu passei o dia todo ansioso. Queria dar entrada o quanto antes no processo de matrícula. Até por isso eu quis resolver logo minha questão com a outra universidade onde eu tinha passado", disse.


Ele solicitou o cancelamento na manhã seguinte à primeira divulgação do resultado, no mesmo dia em que a universidade publicou a correção.

 

"Eu até esperei um pouco para juntar os documentos necessários. Mas como achava que estava aprovado, pedi o cancelamento para poder fazer a matrícula na UFPR", afirmou.

 

O estudante afirmou que, com a mudança das notas, ele passou a ser o terceiro na fila de espera por uma vaga.

 

"A UFPR sempre foi a minha prioridade. Mas como fica a cabeça enquanto espera pelas novas chamadas?", questiona o jovem.


A universidade informou que lamenta o ocorrido, e recomenda que os estudantes fiquem atentos às chamadas complementares do vestibular.

 

"Estou esperançoso que esse lamentável erro seja efetivamente minorado com as chamadas complementares. Digo isso pelos números das chamadas complementares dos anos anteriores", disse o reitor da UFPR.

 

Explicação para a retificação


Antes prevista para 9 de setembro, a lista de aprovados foi publicada na terça (31). Isso porque, conforme a UFPR, o objetivo era facilitar o processo para que os calouros pudessem concluir trâmites até o início do ano letivo.

 

Por conta da pandemia, a instituição chegou a realizar um banho de lama virtual no momento da divulgação. Estudantes que foram retirados da lista de aprovados participaram da comemoração.

 

Conforme nota divulgada pela UFPR, a retificação da lista de aprovados foi feita após a instituição identificar uma falha ocorrida "no processamento dos resultados".

 

Segundo a universidade, o erro fez com que o sistema não computasse os ajustes nas notas de 467 candidatos que entraram com recurso em relação à correção da redação e tiveram o pedido acatado pela banca.

 

Confira a lista corrigida


De acordo com o professor e responsável pelo Núcleo de Concursos da UFPR, Alexandre Trovon, o motivo da falha foi o ajuste sofrido por causa da aplicação das provas em uma fase única, devido ao cenário de pandemia.

 

A UFPR informou que só percebeu o processo incorreto depois da divulgação do resultado.

 

'Não havia outra alternativa senão efetuar a correção das notas', diz coordenador de Núcleo de Concursos.


Segundo a universidade, uma comissão de sindicância foi instaurada para apurar o erro. Alexandre Trovon afirmou, ainda, que a universidade lamenta o ocorrido, que disse ter sido um "erro pontual".

 

 

Fonte: g1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação