19/04/2024
25ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

16/08/2021 11:30
Educação
Alunos voltam às aulas presenciais na rede estadual de AL após mais de um ano
Atividades foram suspensas em março de 2020 por causa da pandemia da Covid e agora acontecem em formato híbrido. Estudantes ainda precisam seguir protocolos sanitários para evitar o contágio.
Aulas na rede estadual retornam para os alunos do ensino médio, em Maceió, Alagoas / G1
Por Jamerson Soares

 Depois de mais de um ano com aulas virtuais por causa pandemia da Covid-19, as escolas da rede estadual de ensino de Alagoas voltaram a receber alunos com a retomada das aulas presenciais nesta segunda-feira (16). Estudantes e professores ainda precisam seguir protocolos sanitários para evitar o contágio.

O retorno não é integral. As aulas acontecem a partir de agora em formato híbrido, com atividades presenciais e não presenciais e a presença em sala de aula de 50% dos estudantes de cada turma. O revezamento dos alunos será semanal.

No Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió, o cenário nesta manhã era bem diferente de meses anteriores. Estudantes e ônibus escolares voltaram a circular no maior complexo educacional do estado.

Volta às aulas: perguntas e respostas
A média de casos e mortes pela Covid vem caindo no estado, a ocupação de leitos está cada vez menor, mas o momento ainda é de insegurança. "Os professores têm medo, não estão seguros para voltar às aulas presenciais. Por outro lado, vejo que os alunos passaram por uma defasagem nessa pandemia", diz o professor Antônio Silva, que reconhece a necessidade do retorno.

"Os professores mandam atividades online, mas os alunos não conseguem realizá-las porque eles não têm recursos ou não têm acompanhamento. Em sala de aula a gente consegue controlar os alunos, mas fora dela, não. Já ouvi relatos de alunos que em casa eles não têm um acompanhamento e ficam perdidos", observou Silva.

Na Escola Moreira e Silva, cerca de 100 estudantes voltaram neste primeiro dia de aulas presenciais. Na entrada de cada sala de aula e nos corredores há cartazes com orientações para a prevenção ao contágio pelo coronavírus, como usar máscara, higienizar as mãos com álcool gel e respeitar o distanciamento.

Mesmo com tantas regras a seguir, o retorno é comemorado pelos estudantes. Muitos confirmam a impressão do professor Antônio ao relatarem suas experiências pessoais sobre as dificuldades de manter os estudos no formato remoto.

"Em casa tira muito a nossa atenção e não tem um horário certo de estudar, na escola tem um horário certo. Era bem cansativo porque eu tinha que fazer as coisas em casa, as coisas domésticas, porque minha mãe não pode fazer essas coisas, só minha irmã e eu, meu pai sai pra trabalhar. Minha mãe é diabética, não pode ficar muito tempo em pé nem sentada, aí sobra pra mim. Minha irmã é especial, vai pra Adefal todo dia. Sou irmã mais velha e toda a responsabilidade cai em mim", diz Érica Batista, que aos 17 anos cursa o primeiro ano do ensino médio.

De acordo com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), 90% das unidades estão com estrutura adequada para receber os estudantes. Já os outros 10%, ainda estão passando por reformas estruturais e não têm data para o retorno. As que voltaram, devem seguir o Protocolo de Gestão Escolar com medidas adaptadas ao momento da pandemia.

De máscara, os alunos se concentraram no pátio da escola para receber as primeiras orientações. Mesmo com as cadeiras em distanciamento, muitos ficaram próximos uns dos outros.

"A grande maioria de vocês queria que esse grande dia chegasse, estava ansiosa por esse dia. O que a gente pede é que todos mantenham o distanciamento assim que possível, usem o álcool gel em demasia ou lavem as mãos. Se a gente seguir esse caminho de segurança, a gente vai virar rapidinho essa página. Com certeza os alunos da rede pública de ensino vão ser os primeiros a tomarem a vacina. Muitos professores estão se arriscando por amor a vocês", falou o secretário de Estado da Educação, Rafael Brito.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação