19/04/2024
25ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

14/12/2018 05:00
Educação
Rede estadual amplia oferta de ensino integral na orla lagunar maceioense
São 340 vagas disponíveis na pré-matrícula on-line para as escolas estaduais Rodriguez de Melo, Anaías de Lima Andrade e Maria Rita Lyra (Caic)

A região que compreende os bairros do Vergel do Lago, Ponta Grossa, Trapiche, Prado, Levada e Pontal da Barra teve sua oferta de ensino integral ampliada pela rede estadual. Para a matrícula de novatos do ano letivo 2019, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece 340 vagas nas escolas estaduais Rodriguez de Melo, Anaías de Lima Andrade e Maria Rita Lyra (Caic). A pré-matrícula para novatos da rede estadual deve ser feita pelo site www.matriculaonline.al.gov.br até esta sexta-feira (14).

 


A Escola Estadual Rodriguez de Melo, na Ponta Grossa, está com vagas abertas para turmas de 1ª série do ensino médio integral. Já a Escola Estadual Anaías de Lima, no Vergel do Lago, dispõe de vagas tanto para as turmas de 6º ano do ensino fundamental quanto da 1ª série do ensino médio.

 


Na escola Anaías de Lima Andrade, o diretor-adjunto José Marcos da Silva se mostra animado com o ensino integral. Para ele, a modalidade acrescenta oportunidades ao aprendizado e desenvolvimento dos alunos. “O aluno tem a chance de ver matérias diferentes, de entrar em contato com diversos projetos”, conta.

 


Notícia bem recebida

 


Este ano, a região ganhou mais uma unidade no regime de ensino integral: a Escola Estadual Maria Rita Lyra, também conhecida como Caic do Trapiche, que está com vagas abertas para as turmas de 1º ano do ensino fundamental.

 


Jucedy Oliveira, coordenadora pedagógica da unidade, comemora a inclusão do ensino integral na escola. Ela diz que se trata de um ganho para a comunidade do entorno, muitos deles em situação de vulnerabilidade. "Quando descobrimos que nossa escola foi contemplada com o ensino integral ficamos muito felizes. Muitas dessas crianças não têm condições de se alimentar da forma necessária e o integral oferta cinco refeições. Outro benefício é que estarão ocupados, dentro da escola, recebendo ainda mais educação", afirma a coordenadora.

 


Maria Alícia de Araújo diz estar animada com a mudança. A estudante atualmente participa de um projeto de leitura e em quatro meses leu 90 livros, conquistando o primeiro lugar no ranking de maior número de leituras. “Antes as professoras reclamavam do meu comportamento e, agora, com o projeto de leitura, elas dizem que eu mudei. Com o ensino integral, passarei mais tempo na escola e poderei ler mais e aprender mais também", comemora Maria Alícia.

 


A unidade conta, ainda, com uma horta autoirrigável, construída em parceria com a Braskem. A estrutura foi feita em madeira e as hortaliças são plantadas em garrafas pet, recheadas com casca de arroz queimada. Segundo Jucedy, a ideia é expandir o tamanho da horta nas instalações da escola. “Hoje a horta tem bastante planta. Temos couve, hortelã, coentro e a pimenta biquinho. Mas planejamos plantar tomate, alface, cebolinha e outros legumes básicos que utilizamos na alimentação dos estudantes”, conclui Jucedy.

 


Turmas regulares

 


A região também conta com 1.345 vagas na pré-matrícula online para as turmas de 1º e 6º anos do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio regulares. Para as turmas de 1º ano do ensino fundamental, há vagas nas escolas estaduais Professor Luiz Carlos, no Trapiche; Dr. Júlio Auto, no Vergel; Major Eduardo Emiliano da Fonseca, no Vergel; e Thomaz Espíndola, na Ponta Grossa.

 


Já para o 6º ano do ensino fundamental, a oferta contempla as escolas estaduais Edson Bernardes, no Vergel; Guiomar de Almeida Peixoto, na Ponta Grossa; Tarcísio de Jesus, no Trapiche; Dom Adelmo Machado, no Vergel; Correia das Neves, no Prado; Capitão Álvaro Victor, no Vergel; José Oliveira Silva, no Vergel; e Aurelina Palmeira, no Vergel. As escolas Guiomar de Almeida Peixoto, Tarcísio de Jesus e Correia das Neves também estão com vagas para as turmas de 1ª série do ensino médio.

 

 


Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Educação