28/03/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

07/09/2018 09:33
Entretenimento
Bruna Marquezine revela distúrbio de imagem; entenda o problema
Atriz também contou que fez uso contínuo de laxantes para emagrecer; remédio pode causar série de problemas de saúde. Distúrbio de imagem deve ser acompanhado por psicólogo.
/ Foto: Raquel Cunha/Globo)

Bruna Marquezine usou o Instagram para desabafar sobre alguns problemas de saúde que enfrentou recentemente. A atriz respondeu a comentários de que estaria magra demais e com anorexia e esclareceu que hoje está bem, mas já sofreu com problemas de distúrbio de imagem, depressão e chegou a fazer uso de laxantes diariamente para emagrecer.

 

“Eu já sofri e muito com distúrbio de imagem. Porque na época as pessoas não comentavam que eu estava magra demais, mas que estava um pouco gordinha, bochechuda, quadril largo e por aí vai. E eu acreditei”, revelou Bruna.

 

“Eu acreditei na opinião alheia. E comecei a detestar meu corpo. Achava que tinha que emagrecer de qualquer jeito. Tomava laxante todos os dias por mais de três meses"- Bruna Marquezine


"Junto com tudo isso, tive depressão, não só por isso, mas principalmente por esses motivos, muitas questões de auto-estima por não me aceitar, não me achar bonita suficiente consequentemente não me achava boa para nada”, completou.

 

Distúrbio de imagem


Ana Claudia Roxo, cirurgiã plástica membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, explica que o distúrbio de imagem é uma patologia em que o paciente se vê com um “defeito” no corpo que na verdade ele não tem.

 

"O paciente tem uma imagem distorcida sobre si mesmo. Esses pacientes normalmente sofrem de depressão ou ansiedade, mas a causa é multifatorial", explica ela.
Marquezine também falou sobre como os comentários online influenciaram a percepção que ela tinha sobre o próprio corpo. Segundo Roxo, comentários externos podem afetar alguém que sofre com distúrbio de imagem: "Como o paciente com dismorfismo corporal cursa com baixa auto-estima, comentários externos negativos podem influenciar drasticamente na sua auto-imagem".

 

Roxo explica que o paciente que sofre com distúrbios de imagem precisa ser acompanhado do ponto de vista psicológico por um profissional especializado. Além disso, de maneira geral, comentários negativos sobre a aparência podem ter uma influência muito negativa sobre esses pacientes e por isso, devem ser evitados.


O perigo do laxante


Tomazo Franzini, diretor da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), explica que o uso contínuo de laxantes pode ser bastante prejudicial para a saúde.

"O uso excessivo e inadequado de laxantes prejudica a absorção intestinal e causa desequilíbrio na concentração de minerais. Assim, aumenta-se o risco de desnutrição, desidratação e distúrbio hidroeletrolítico. Além disso, também pode causar dependência, inflamações intestinais, constipação e até câncer colorretal", disse.

 

Os laxantes costumam ser indicados por médicos em casos de constipação ou de preparo para exames retais e intestinais. Segundo Franzini, o uso de laxantes para perder peso pode colocar a saúde em risco.

 

"Com o laxante, o corpo elimina água e sais minerais nas fezes, que são em geral líquidas, e reduz a sensação de inchaço. Ou seja, é um emagrecimento passageiro e causa deficiência nutricional, colocando a saúde em risco eminente", explica Franzini.

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Entretenimento