25/04/2024
28ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

15/02/2019 08:12
Justiça
Tribunal de Justiça dá 180 dias para adequações no Rei Pelé e evitar interdição
Governo do Estado de Alagoas foi notificado durante audiência na sede do TJ-AL
/ FOTO: MAURÍCIO MANOEL/GAZETAWEB

O Governo do Estado de Alagoas tem 180 dias para instalar hidrantes e apresentar o laudo estrutural do Estádio Rei Pelé, caso contrário, o maior palco esportivo alagoano será interditado por tempo indeterminado. O prazo foi definido na tarde da quinta-feira (14), durante audiência no Tribunal de Justiça (TJ-AL).

Na reunião, ficou determinado ainda que, até 28 deste mês, todas as saídas de emergência do estádio estejam funcionando.A partir dessa data, os clubes, a FAF e a Selaj deverão disponibilizar brigadistas treinados, para se posicionarem nas saídas e auxiliarem o público em situações de pânico.

A sinalização de emergência no Trapichão deverá ser instalada até 30 de maio e os ajustes nos desníveis da estrutura terão que ser feitos até 30 de agosto. Em 2016, o Ministério Público ajuizou ação civil pública pedindo a interdição do estádio.

Além da ausência do laudo de estabilidade estrutural, o MP/AL observou problemas nas saídas de emergência, no sistema de hidrantes e alarmes de incêndio. "Não é possível conviver de forma tão longa com preventivos que não estejam instalados a contento. A gente tem que buscar, acima de tudo, a segurança das pessoas que vão ao estádio", afirmou o promotor de justiça Max Martins.


Ainda segundo ele, o Rei Pelé tem um histórico de problemas. "É um estádio localizado em uma zona diretamente ligada à maresia. Ele está fazendo 50 anos e há a possibilidade de termos estruturas internas que mereçam reparo. São esses reparos que o Ministério Público quer que o Estado realize. Esse laudo de estabilidade estrutural vai indicar a necessidade de se fazer isso", explicou.


De acordo com a secretária de Esporte, Cláudia Petuba, a contratação da empresa que ficará encarregada de fazer o laudo deve ocorrer já na próxima semana. "Estamos na fase final desse processo. Não contratamos antes porque estávamos aguardando iniciar o exercício orçamentário e financeiro do Estado".

Ainda segundo Petuba, a população pode ficar tranquila e continuar frequentando o Rei Pelé. "Todos os laudos emitidos pelos órgãos competentes para atestar que o estádio pode receber jogos oficiais, logo receber também seu conjunto de torcedores, já foram emitidos e estão vigentes".

Na avaliação do presidente do TJAL, Tutmés Airan, a reunião foi positiva. "A Secretaria [de Esporte] deu explicações convincentes de que todas as providências estão sendo tomadas. Saímos da audiência bastante satisfeitos", disse o desembargador. Os acordos da audiência foram homologados pelo juiz Rodolfo Osório Gatto Herrmann, titular da 18ª Vara Cível de Maceió, onde tramita a ação do Ministério Público.


Os "sem teto"


Caso o Estádio Rei Pelé venha a ser interditado, CRB e CSA, os dois maiores clubes de Alagoas serão prejudicados diretamente e ficarão "sem teto". Isso porque as equipes demandam seus jogos oficiais na praça esportiva localizada no bairro do Trapiche da Barra. Se interdição acontecer, os clubes poderão jogar de portões fechados o restante da temporada

Neste ano, o Trapichão recebeu partidas do Campeonato Alagoano e Copa do Nordeste, além de um jogo amistoso do Azulão contra o Central-PE, ainda na pré-temporada. No decorrer do ano, o local vai abrigar jogos pelo Campeonato Brasileiro Séries A e B. Também, caso o Galo passe pelo Goiás na Copa do Brasil, deverá mandar a partida no maior palco do esporte alagoano.

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Justiça