19/04/2024
27ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

17/03/2020 20:37
Justiça
TSE suspende novas eleições para o Senado em Mato Grosso
Pleito havia sido convocado após cassação da senadora Selma Arruda
/ José Cruz/Arquivo Agência Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, decidiu hoje (17) suspender as novas eleições convocadas após a cassação do mandato da senadora Selma Arruda (Podemos-MT) por abuso de poder econômico e caixa dois. O novo pleito estava previsto para 26 de abril, mas foi adiado por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

 

O pedido de adiamento foi feito pela Justiça Eleitoral de Mato Grosso, responsável pela realização da eleição. Na decisão, a ministra afirmou que a nova data será marcada com "maior brevidade possível", sem descartar a realização do pleito neste ano.

 

Em dezembro do ano passado, o TSE cassou o mandato da senadora e do primeiro e segundo suplentes, Gilberto Possamai e Clerie Fabiana. Em janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, decidiu que o terceiro candidato mais votado ao Senado pelo Mato Grosso deve assumir interinamente a vaga de Selma Arruda. Com a decisão, o candidato Fávaro (PSD), que teve 15,80% dos votos (434.972) nas eleições de 2018, seria senador até abril, quando a nova eleição seria realizada.

 

No entanto, até o momento, a Mesa Diretora do Senado não se reuniu para cumprir a decisão do TSE e do STF e, mesmo cassada pelo TSE, Selma Arruda continua no cargo.


FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Justiça