17/04/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

09/08/2018 11:39
Mundo
Ex-ministro britânico Boris Johnson diz que mulheres de burca parecem 'caixas de correio'
Declaração causou mal-estar até no seu partido, o Conservador, que vai investigar se ele feriu código de conduta, segundo jornal. Johnson deixou o governo há cerca de um mês após discordar de plano de Theresa May para o Brexit.
/ (Foto: Francois Lenoir/Reuters)

O ex-secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, Boris Johnson, foi acusado de preconceito após afirmar que mulheres muçulmanas vestindo burcas parecem “caixas de correio" e “ladrões de banco”, em um artigo na segunda-feira (6). A declaração causou mal-estar até no seu partido, o Conservador.

O Conselho Muçulmano da Grã-Bretanha disse que os comentários foram "particularmente lamentáveis neste clima atual, onde a islamofobia e o ódio contra os muçulmanos estão se tornando preocupantemente difundidos".

A deputada trabalhista Jess Phillips disse que reportaria o Sr. Johnson à Comissão de Igualdade e Direitos Humanos.

A declaração causou claro desconforto dentro do Partido Conservador. A premiê britânica, Theresa May, considerou os comentários ofensivos e defendeu que o seu colega peça desculpas, mas autoridades muçulmanas consideram a retratação insuficiente.

A edição desta quinta-feira (9) do jornal “Evening Standard”, citando fontes anônimas, afirma que partido investigará uma possível violação do código de conduta. O Partido Conservador ainda não comentou a informação.

Em julho, Boris Johnson renunciou ao cargo de chanceler após discordar do plano de Theresa May para a saída do Reino Unido da União Europeia, que ficou conhecido como Brexit.

Johnson foi prefeito de Londres entre maio de 2008 e maio de 2016 e se tornou uma das figuras mais ativas da campanha favorável ao Brexit.

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo