20/04/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

08/09/2019 11:30
Mundo
Nasa diz que missão lunar da Índia é inspiradora, após perder contato com módulo espacial
Na sexta-feira, pouco antes do pouso, cientistas indianos não conseguiram mais contato com o módulo lunar Chandrayaan-2. Objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua.
/ Indian Space Research Organisation/Reuters

A agência espacial americana (Nasa) afirmou neste sábado (7) que a missão indiana é inspiradora, um dia depois de a Índia ter perdido contato com o módulo lunar Chandrayaan-2.

 

 

Em uma publicação no Twitter, a Nasa reconheceu a dificuldade de uma missão espacial e disse que espera explorar o sistema solar em parceria com a Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) no futuro.

 


Índia a caminho da Lua: a missão em 7 tópicos

 


O objetivo da missão era obter mais informações sobre a composição mineral da Lua e sobre eventual presença de água no local. O contato com a base foi perdido cerca de 20 minutos depois de iniciado o procedimento de pouso suave, que visa reduzir a velocidade do módulo para garantir uma chegada segura.

 

 

Os cientistas da ISRO acompanhavam a missão ao vivo na sede da agência espacial quando o sinal do módulo foi perdido. O pouso do módulo Vikram estava agendado para acontecer às 17h25h. Depois, o jipe Pragyan deveria explorar a superfície lunar entre 20h30 e 21h30.

 

 

"A descida do módulo de pouso Vikram estava normal até uma altitude de 2,1 km. Então nós perdemos comunicação. Os dados estão sendo analisados", disse Kailasavadivoo Siva, responsável pela ISRO.

 


FONTE:G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Mundo