19/04/2024
25ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Notícias

03/07/2018 12:32
Política
Decisão de Lewandowski sobre ações de estatais faz Petrobras suspender venda de ativos
/ (Foto: Carlos Moura/SCO/STF

A Petrobras decidiu suspender a venda de ativos e a formação de parcerias no setor de refinarias diante da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proibiu o governo federal de vender ações de estatais sem aval do Congresso Nacional.

 

 

A decisão da Petrobras foi divulgada nesta terça-feira (3) em dois fatos relevantes. O primeiro informa a “suspensão dos processos competitivos” na área de refino “tendo em vista a decisão cautelar proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski”.

 

 

A estatal havia definido, em abril deste ano, vender até 60% de sua participação nas refinarias de Landulpho Alves, na Bahia, Abreu e Lima, em Pernambuco, Alberto Pasqualini, no Rio, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná.

 

 

O segundo fato relevante informou a suspensão da venda da participação da Petrobras na Araucária Nitrogenados S/A e na Transportadora Associada de Gás (TAG), cujo processo já estava suspenso por determinação judicial do Tribunal Regional Federal da 5ª Região.

 

 

Nos fatos relevantes, a Petrobras diz que está “avaliando medidas cabíveis em prol dos seus interesses e de seus investidores” e destaca a importância da venda de ativos dentro de sua estratégia de redução da dívida.

 

 

Lewandowski, em sua decisão, disse que a venda de ações de empresas públicas e sociedades de economia mista, inclusive de suas subsidiárias, demanda prévia autorização do Legislativo quando está em jogo a alienação do controle acionário.

 

 

A medida adotada pelo ministro do STF gerou preocupação entre investidores, que reclamaram que o entendimento cria um clima de insegurança jurídica no país. Na avaliação de especialistas, já existe legislação quer permite esses negócios, mas mesmo assim Lewandowski decidiu liminarmente proibir as vendas.

 

 

Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política