18/04/2024
26ºC Maceió, AL Chuva
(82) 99699-6308

Notícias

13/11/2021 13:08
Saúde
Hospital Santa Rita realiza treinamento sobre Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde
Roberta Sampaio - Assessoria HRSR

O Hospital Santa Rita- Palmeira dos Índios/Al, por meio do seu Provedor Dr. Pedro Gaia realizou, durante os dias 10, 11 e 12 de novembro, o treinamento de Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Saúde (PGRSS) com os colaboradores de vários setores da instituição. O Enfermeiro e Geógrafo – José Carlos Freitas foi o responsável pela capacitação representando a empresa Manguaba.


A oportunidade foi de extrema importância para que os colaboradores pudessem discutir sobre o que são os resíduos sólidos da saúde, como é feito esse gerenciamento, a classificação desses resíduos, a importância de estar fazendo corretamente o manejo desses resíduos com o objetivo de evitar a poluição não apenas no ambiente de trabalho como também do próprio meio ambiente e no entorno do hospital. Também foi abordado como evitar possíveis acidentes de trabalho devido ao descarte irregular desses materiais.


Ao final foi realizada dinâmica com os grupos para que eles pudessem estar identificando alguns tipos de resíduo e classificando-os segundo suas categorias.


“A dinâmica serve também para avaliar o conteúdo que foi assimilado com o treinamento. É uma forma de fixação de conteúdo, pois eles conseguem identificar na prática e estar criando um senso crítico com relação aos resíduos que eles estão gerando dentro dos seus setores”, destaca José Carlos Freitas representante da empresa Manguaba.


É importante destacar que o Hospital Santa Rita contratou a empresa 3SIGMA para elaborar seu Plano de Gerenciamento e o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR), que é um Sistema do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) onde o hospital é responsável de emitir esse MTR informando a data em que o Santa Rita solicitou da empresa terceirizada SERQUIP a coleta dos resíduos da instituição para o tratamento e deposição final. Fazendo com que seja evitado o desvio desses resíduos de forma irregular e eles possam estar contaminando o meio ambiente.

 

"A preocupação em realizar o descarte correto é uma responsabilidade não só profissional, mas também como cidadãos que somos. A rede hospitalar tem preocupação com o treinamento constante e permanente de seus colaboradores, a fim que seja absorvido por eles esta responsabilidade cidadã. Por isto, dentro do escopo de nossas responsabilidades, temos o Programa de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde PGRSS, e a preocupação em implantar, ensinar, monitorar, sua execução", afirma Grace Montenegro - Administradora do Hospital Santa Rita.


“O Hospital está cumprindo seu papel de forma correta em todas as etapas, pois contratamos a empresa Manguaba para treinar nossos colaboradores sobre a importância do manejo correto dos resíduos, temos também a 3SIGMA - que é responsável pelo MTR e ainda a SERQUIP para fazer a coleta, tratamento e deposição final de forma correta dos resíduos gerados no hospital. Tudo isso comprova nosso compromisso com os nossos colaboradores, com a sociedade e com o meio ambiente”, finaliza o Provedor Dr. Pedro Gaia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde