29/03/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

19/04/2018 10:34
Saúde
MS garante assistência a pacientes com glaucoma em Palmeira e Alagoas
Prefeito Júlio e secretária Kátia Born representaram Palmeira em Brasília

A união de forças e esforços venceu mais uma vez. Em Brasília, cinco municípios alagoanos que são referências no Programa do Glaucoma do Governo Federal, entre eles Palmeira dos Índios, e o Estado de Alagoas, por meio Conselho de Secretarias Municipais do Estado de Alagoas (Cosems/AL), foram convocados pelo Ministério da Saúde (MS) para uma reunião. Juntos, eles encontraram a solução para continuar a assistência, consultas médicas, distribuição de colírios e as reavaliações que os pacientes assistidos pelo Programa necessitam.

 

 

A proposta, encaminhada pelo deputado federal Artur Lira ao MS, foi de que o Ministério libere os recursos de R$ 3 milhões, para garantir a continuidade do Programa em Alagoas, enquanto acontece a licitação para a compra dos colírios por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL). O pedido foi acatado pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do MS Marco Fireman.

 

 

Há dois meses, após o recadastramento solicitado pelo Ministério da Saúde, o número de pacientes atendidos pelo Programa do Glaucoma em Alagoas foi reduzido de 45 mil para 30 mil. Entre os municípios de Alagoas, Palmeira dos Índios é o terceiro, depois de Maceió e Arapiraca, com maior número de pacientes com glaucoma, pois também atende a outros 15 municípios da 8ª Região.

 

 

Apenas em Palmeira dos Índios, dos 1.411 pacientes recadastrados apenas 300 continuaram sendo beneficiados com o Programa. "O mais importante, nessa reunião, que teve uma brilhante condução do Marco Fireman e do Artur Lira, foi que o paciente não ficasse prejudicado. Já começaram a sair ações judiciais, em todo o Estado de Alagoas, pois os pacientes estão há três meses sem receber o colírio. A solução encontrada foi a melhor para Alagoas e para Palmeira, porque teremos o recurso para fazer exames, comprar o colírio e fazer a reavaliação clínica. Saímos felizes porque, finalmente, depois de meses de luta, a gente consegue dos governos federal, estadual e municipal uma solução definitiva", disse a secretária de Saúde de Palmeira dos Índios Kátia Born.

 

 

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, este foi mais um resultado vitorioso da soma de forças e esforços, em benefício da população palmeirense. "Além de Palmeira, todos os pacientes do Estado de Alagoas que fazem parte do Programa de Glaucoma ficaram sem assistência. Mas graças ao empenho do senador Benedito de Lira e do deputado federal Arthur Lira chegamos a uma solução, junto com o secretário nacional Marco Fireman, para o impasse que preocupava prefeitos e gestores municipais da Saúde. Esta foi mais uma vitória e conquista para todos nós. Estamos muito felizes com isso", finalizou o prefeito Júlio.

 

 

Além do prefeito Júlio e da secretária Kátia Born, estiveram presentes à reunião representantes das áreas técnica, de assistências farmacêutica e de saúde do MS, dos municípios de União dos Palmares, Maceió e Teotonio Vilela, do Estado de Alagoas e a presidente do Cosems/AL Izabelle Pereira. A reunião foi conduzida pelo secretário do MS Marco Fireman e pelo deputado federal Artur Lira.

 

 


Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde