20/04/2024
27ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

11/01/2019 12:26
Saúde
Pacientes denunciam falta de medicamento para o tratamento de câncer no HU
Desabastecimento ocorre desde dezembro do ano passado no Hospital Universitário e prejudica usuários
/ Reprodução

Pacientes que fazem tratamento de câncer no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) estão desde o final do ano passado sem receber o medicamento necessário para o controle da doença. Segundo denunciou uma paciente, que preferiu não se identificar, o remédio em questão é o Vinorelbina 30mg, que é uma quimioterapia oral.

 

A falta da medicação pode ocasionar regressão da doença, que pode ser comprovada com a realização de um exame para avaliar. O custo para o paciente é muito alto, por isso muitos não conseguem comprar por conta própria. Uma caixa do medicamento custa cerca de R$ 200.

 

A paciente faz tratamento com o uso do medicamento desde julho de 2018, sendo 4 comprimidos diários por semana. Ela conta que desde dezembro, quando teve acesso ao remédio pela última vez, a medicação está em falta. "Não deram nenhuma justificativa. Liguei ontem pra lá e a informação foi que está previsto para semana que vem", disse.

 

Em nota, a assessoria do HU explicou que o atraso no fornecimento ocorreu devido ao processo de compra para aquisição de medicamentos e insumos para instituições públicas. Disse ainda que o desabastecimento se deu pelo aumento da demanda de pacientes oncológicos em tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e informou que o abastecimento será normalizado em 15 dias.

 

Confira a nota na íntegra:

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes informa sobre a falta do medicamento Vinorelbina, utilizado no tratamento de pacientes com câncer de mama.

A Unidade Farmacêutica Clínica do HU esclarece que o atraso no fornecimento do fármaco se deu pelo processo de pregão, que é o procedimento adotado para aquisição de medicamentos e insumos para instituições públicas. O desabastecimento do medicamento se deu, ainda, pelo aumento da demanda de pacientes oncológicos em tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU.

Em 2017, o Hospital adquiriu 324 cápsulas do fármaco, enquanto em 2018, com o aumento da demanda, foram necessárias 555 cápsulas para atender aos pacientes em tratamento.

Em contato com a empresa fornecedora, que é de Brasília, o Hospital foi informado que será abastecido com a medicação no prazo de 15 dias.

 

 

 

 

Fonte: rádiogazetaweb

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde