29/03/2024
27ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

03/04/2021 13:35
Saúde
Provedor do Hospital Regional Santa Rita fala sobre as ações da Unidade COVID-19
Dr. Pedro Gaia ressalta os avanços com os projetos implantados e os treinamentos realizados; Além da inovação do atendimento aos pacientes Covid-19

O Provedor do Hospital Regional Santa Rita e Maternidade Santa Olímpia– Dr. Pedro Gaia destaca, junto com todos os colaboradores que fazem parte da Instituição Hospitalar, os resultados alcançados pela Unidade COVID-19 desde a sua inauguração, ocorrida no dia 01 de junho de 2020. De acordo com o Provedor, a busca para prestar o melhor atendimento é constante e graças aos esforços de muitos, vidas têm sido salvas.


Pedro Gaia disse que uma das primeiras preocupações foi fazer com que o Hospital pudesse entrar nessa luta contra o coronavírus dando sua contribuição por meio de seus serviços e estrutura física, que foi inicialmente adaptada para este fim, até a construção da NOVA UTI que foi erguida em uma área totalmente isolada e montada com equipamentos e profissionais qualificados para cuidar dos pacientes positivos para o vírus.


A estrutura conta hoje com 20 leitos em um ambiente totalmente climatizado e equipado com o que há de mais moderno, inclusive na parte de Tecnologia com os sistemas, TVs, ramais e computadores. Podendo afirmar que o Santa Rita tem hoje uma das mais completas e modernas UTIs do Estado de Alagoas.


Com relação a essas capacitações, o Provedor destaca que vários treinamentos foram realizados antes mesmo da inauguração da Unidade COVID-19, e que os mesmos continuam acontecendo constantemente, com a interação e engajamento da equipe do próprio hospital como também de outras unidades do estado de Alagoas e de todo o mundo, já que graças internet, as informações chegam de forma rápida e sem fronteiras.


Falando sobre essa questão tecnológica Pedro Gaia ressalta o importante projeto implantado pelo HRSR que foi a “UTI Virtual” - onde a telemedicina possibilita que uma equipe multiprofissional do HRSR consiga debater o caso do paciente junto aos profissionais do Hospital do Coração em Maceió. Isso tudo em um ambiente virtual onde se consegue anexar todos os dados do paciente como, por exemplo, os exames realizados, a evolução, a prescrição, entre outras informações, sendo ainda possível fazer vídeo conferência com os profissionais na central do HCOR, onde eles centralizam os avanços das instituições.


Humanização


Ainda falando sobre projetos inovadores aliados com as ações de HUMANIZAÇÃO o Provedor cita o “Visita pelo Vidro”, que visa amenizar a ansiedade, sentimentos de solidão e abandono enfrentados pelos pacientes COVID-19 que podem olhar seus familiares e amigos através de um vidro.


“Os pacientes não ficam com acompanhantes, o que causa fragilização. A ideia do projeto é amenizar a ansiedade, sentimentos de solidão e abandono enfrentados por eles. Entendemos que este momento reforça e apoia o estado emocional do paciente, ajudando no tratamento”.


Há também a “Visita Virtual”- Vídeo Chamada – que é uma ferramenta que aproxima o paciente que está isolado no hospital com seus familiares, promovendo Humanização na Assistência, pilar do Programa HumanizaSUS, onde comprova que o afeto e carinho da família durante o tratamento ajuda na recuperação do paciente.


Para homenagear e agradecer aos profissionais da Unidade Covid do HRSR, foi criado o “Destaque do Mês”, onde a ideia é parabenizar mensalmente os profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional.


Podendo contar ainda com o serviço de Psicologia – que é amparado no tríade PACIENTE-FAMÍLIA-EQUIPE, tendo foco no paciente, no qual trabalha o processo de adoecimento, visando minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização e pela doença. Apoiando a equipe na tentativa de diminuir o desgaste emocional do enfrentamento à Pandemia.


Números da Unidade Covid


A Unidade conta com um BOLETIM COVID-19, onde as informações são atualizadas diariamente. E acordo com as últimas informações (03/04/2021), o Total de admissões da Unidade foram de 408 pacientes; Altas médicas de 256, Apenas 30 transferências e 95 óbitos. Destacando que a taxa de ocupação aumentou em quase 100% após a nova variante do Coronavírus.


Pedro Gaia destaca “se analisarmos esses números, vemos que os nossos profissionais estão dando o seu melhor para que os pacientes se recuperem e voltem aos seus lares. Contudo, sabemos que a medicina, a ciência, enfim, o ser humano é limitado e têm coisas que só Deus sabe e decide. Lembrando que, não podemos ser exatos nos números porque a cada dia ou hora ele pode mudar, mas na nossa última atualização para esta matéria, tinham sido esses”, enfatiza o Provedor.

 

Agradecimentos 


“Não posso deixar de enaltecer o trabalho que vem sendo feito pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) atuante, contamos com uma eficiente Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), e o Núcleo de Educação Permanente (NEP), que vem trazendo ótimos resultados, e também o nosso Núcleo de Segurança do Paciente (NSP). Além dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, ao pessoal da UTI, Maternidade, enfim, todos que estão nos ajudando no enfrentamento do COVID-19”, agradece Pedro Gaia.

 

O Hospital


“O Hospital é uma Instituição Privada e Filantrópica comandada por uma Associação Beneficente composta por 14 mordomos, mas seu atendimento pelo Sistema Único de Saúde é cerca de 70% e se dá através de convênios firmados com a Prefeitura, com o Estado de Alagoas e Governo Federal por meio de contratualizações, onde os serviços são oferecidos através de programas e projetos. Então, isso significa que precisamos que as pessoas, empresas e políticos tenham um olhar mais atento e nos ajudem a cuidar dos nossos pacientes, pois o equilíbrio financeiro é muito importante para que possamos oferecer profissionais e estrutura dignos aos que nos procuram. Tenho certeza que juntos vamos vencer essa batalha, porque o nosso objetivo maior é salvar vidas. Que Deus nos proteja sempre. Obrigado a todos, especialmente a família Santa Rita. Contem comigo em toda e qualquer circunstância”, finaliza o Dr. Pedro Gaia – Provedor do Hospital Regional Santa Rita.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde