25/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/04/2017 11:55
Serviços
Banco de Sangue da Santa Casa funciona em horário especial esta semana
/ Divulgação

O Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió está precisando de doadores de sangue negativo e dos demais tipos sanguíneos para reforçar seus estoques de sangue visando ao feriado prolongado da Semana Santa. Serão beneficiados pacientes atendidos na emergência e em tratamento contra a leucemia.

 

Para receber as doações, o Banco de Sangue estará funcionando em horário especial, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h, nesta segunda (10), terça (11) e quarta-feira (12). O local para doação fica vizinho à Santa Casa, na Rua Barão de Maceió, no centro da cidade.

 

Requisitos para doação

 

Para ser doador de sangue e hemocomponentes, neste caso plaquetas, é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais de 55 quilos, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagem a menos de dois anos e ter entre 16 e 60 anos.

 

Após a doação, o voluntário deve tomar bastante líquido, evitar esforços físicos exagerados por pelo menos 12 horas, não fumar por cerca de duas horas, evitar bebidas alcoólicas por, no mínimo, duas horas, não dirigir veículos de grande porte ou trabalhar em grandes altitudes, como andaimes, nem com grande pressão, como mergulho.

 

Como doar sangue

 

A falta de informação é um dos principais obstáculos para o aumento da doação de sangue no país. Sem oferecer riscos à saúde, a coleta é feita em 20 minutos e todo o material utilizado é descartável. Diferente do que muitas vezes é alardeado, o doador não é obrigado a doar sempre.

 

Ao chegar ao Serviço de Hemoterapia, os voluntários novos devem fazer o cadastro, submeter-se ao teste de microhematócrito (teste de anemia), verificar peso, altura e temperatura e passar por uma avaliação clínica. Se liberado pelo médico, será preciso assinar o termo de consentimento para, então, fazer a doação de sangue.

 

Plaquetas

 

A campanha também alerta para a doação de plaquetas para os pacientes da Santa Casa de Maceió. As plaquetas destinam-se a pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, as cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros.

 

Elementos do sangue que atuam na coagulação, as plaquetas impedem os sangramentos e pode ser feita com maior freqüência que a doação de sangue: até uma vez ao mês.

 

É considerado apto, o voluntário que estiver em boas condições de saúde, ter peso superior a 60 quilos, não usar medicação que contenha AAS e outros antiinflamatórios, possuir acesso venoso calibrosa, possuir contagem de plaquetas superior a 170.000UI e ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para o procedimento. Os cuidados após a doação são os mesmos da doação de sangue.

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços