23/04/2024
26ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

26/11/2018 07:12
Serviços
Cuidados com enfeites natalinos elétricos devem ser redobrados
Para evitar acidentes, lojas dão dicas para os clientes na hora da compra.
/ Foto: Thamires Ribeiro/G1

Com a aproximação das festas natalinas, as decorações das casas já começam a aparecer. São árvores, guirlandas, pisca-piscas, papais-noéis e uma infinidade de enfeites.

 

Porém, alguns itens de decoração merecem atenção redobrada. É o caso dos enfeites que precisam ser ligados na energia, como as luzes que decoram os ambientes internos e externos.

 

De acordo com eletricista e vendedor de uma loja especializada em materiais elétricos, Romualdo Oliveira, os pisca-piscas são os mais procurados quando o assunto é luz para decoração natalina, já que elas apresentam uma variedade grande de modelos, como cascatas, redes, mangueiras.

 

Mas, os clientes devem ficar atentos na hora de escolher os produtos mais seguros. Segundo o vendedor, os clientes devem ser sempre lembrados de que os pisca-piscas de LED são os mais indicados para os ambientes internos e externos.

 

“Antigamente tínhamos as lâmpadas incandescentes, que eram microlâmpadas e aí tinha o perigo com a situação de chuva. Com LED não tem perigo de queimar devido a exposição, como ele vem em uma capsula, é fechado, não existe mais a questão de chuva para o ambiente externo, ele já vem preparado para isso, então você pode usar nos ambientes interno e externo”, disse.

 

Porém, apesar de as luzes serem seguras, os cuidados com a instalação deve ser redobrados, principalmente quando há muitos enfeites ligados à uma só tomada.

 

“A indicação é que os clientes não utilizem muito benjamin [adaptador elétrico], ou T-elétrico, porque muitas vezes as pessoas querem utilizar muitos piscas em um só lugar e eles colocam vários T's e começam a aquecer muito, e uma criança pode acabar batendo", afirmou o vendedor.

 

“Deve-se ter muito cuidado com as emendas, já que as vezes o tamanho da corda das luzes é menor do que o local que você quer enfeitar. É preciso olhar onde está o ponto de aquecimento, pois pode gerar um curto circuito, então devemos conectar um pisca-pisca em cada tomada para não superaquecer", continuou.

 

O consumidor também deve ter cuidado redobrado na qualidade dos produtos que estão comprando. Segundo o eletricista, o cliente deve buscar lojas especializadas, já que muitas vezes, os produtos baratos, encontrados em barracas de rua, acabam saindo mais caros diante das consequências.

 

“As normas ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas] prezam pela qualidade do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], que atesta se o produto está apto para o cliente instalar sem ter maiores transtornos. Então as lojas prezam para vender produtos que tenham um bom desempenho, que não causem danos físicos. Diferente dos produtos que vendem no mercado paralelo, eles não têm essa certificação de que o produto vai funcionar sem trazer danos”, explicou.

 

Um outro problema de compras sem a certificação é a falta de garantia, caso o produto apresente algum problema.

 

Uma dica importante dada pelo vendedor é a procura por um profissional, caso a decoração seja mais extensa. “As vezes o problema não está no produto, mas na forma que você instalou. O trabalho não é só fixar, colar. Quanto mais complexo, mas deve-se ir atrás de um profissional”.

 

 


Fonte: G1

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços