29/03/2024
29ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

26/08/2021 08:09
Serviços
UPAs de Maceió são convidadas para projeto do Ministério da Saúde
/ Assessoria

 As UPAs - Unidades de Pronto Atendimento Trapiche da Barra e Benedito Bentes, ambas localizadas em Maceió, foram selecionadas e convidadas pelo Ministério da Saúde para participarem do projeto LEAN.

"LEAN" é uma metodologia de atendimento e de melhoria de processos baseada em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades. Na tradução livre, a palavra lean quer dizer enxuto em português.

O projeto faz parte do PROADI-SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A proposta busca levar inovação para a saúde e capacitar as equipes das UPAs 24h. A UFF - Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro, também será parceira da ação.

"É um projeto que usa uma abordagem colaborativa e humanizada para melhorar o nosso fluxo contínuo do processo de acolhimento, agregando valor e aumentando a qualidade do serviço que prestamos", destaca Flávia Pontes, diretora-geral da UPA Trapiche.

O período de implantação do projeto passa por duas fases: a de visitas técnicas presenciais nas unidades e a de monitoramento dos resultados alcançados. Os profissionais das UPAs terão a rotina acompanhada de perto pelos assessores técnicos do projeto que devem, ainda, verificar os procedimentos estabelecidos nas unidades participantes.

"Uma das ferramentas do projeto é criar a cultura da disciplina e gerar oportunidades para melhorias, aplicando soluções", comemora Douglas Teixeira, diretor-geral da UPA Benedito Bentes.

Em breve, o Ministério da Saúde deverá divulgar o calendário com as programações do projeto.

Reconhecimento

As UPAs Trapiche da Barra e Benedito Bentes são custeadas pela Prefeitura de Maceió e gerenciadas pelo ISAC – Instituto Saúde e
Cidadania. Recentemente, a organização social conquistou a acreditação ONA Nível 2 - Acreditado Pleno na UPA Trapiche da Barra. A unidade é a terceira UPA do país a receber o selo e a única do Estado de Alagoas.

Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, realizada por uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.

Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade, a segurança na assistência prestada e a gestão integrada entre os processos.

 

 

Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Serviços