20/04/2024
25ºC Maceió, AL Parcialmente nublado
(82) 99699-6308

Notícias

10/02/2018 12:09
Tecnologia
Alagoas terá Conselho e Câmara de Tecnologia da Informação
Secti, Itec e gestores de TI de diversos órgãos se reuniram para firmar compromisso integrado ao Plano Diretor de Tecnologia do Estado
/ Ascom

A tecnologia alagoana deu um importante passo para a continuidade do seu desenvolvimento. O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secti) e gestores de tecnologia da informação de vários órgãos e secretarias estaduais se reuniram na sede do Instituto para firmar elaboração do Conselho Estadual de Gestão Eletrônica (Consege) e da Câmara Técnica. A iniciativa tem como base a união de forças de todo corpo de tecnologia da informação do Estado, unindo pautas importantes e comuns do executivo como um todo e, principalmente, agindo para executá-las.

 

 

Durante a reunião, o presidente do Itec, Luciano dos Santos, exibiu uma apresentação sobre a estrutura do Conselho e da Câmara, atrelando necessidade de criação destes para a resolução de pautas e problemas da tecnologia da informação e comunicação. De acordo com o presidente do Instituto, a ação é uma das etapas do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação de Alagoas (PDTIC).

 

 

“Podemos dizer que essa iniciativa vem coroar ou iniciar um passo importante na maturação do modelo do Plano Diretor de Tecnologia do Estado, quando realizamos uma discussão com toda base, a base de TI dos demais órgãos, para que as decisões tomadas sejam focadas em cima do que se está realmente necessitando, quer dizer, vamos sair um pouco da visão empírica para uma o mais realista possível”, explicou Luciano Santos.

 

 

 

“Alagoas hoje é o primeiro em transparência, está sendo praticamente um dos primeiros no e-SIC e poderá se tornar um marco também no setor de tecnologia graças a essa iniciativa da Secti, do Itec e dos demais envolvidos na criação da Câmara e do Conselho”, completou o presidente do Itec.

 

 

Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Régis Cavalcante, a criação do Consege e da Câmara trará ao Estado a celeridade e ação para a resolução de demandas geradas pela rapidez natural na evolução na área de tecnologia da informação e comunicação e o Itec é primordial nesse trabalho.

 

 

“O essencial é colocar em prática um plano de gestão que vem sendo trabalhado ao longo do tempo por diversos setores, técnicos e as mais variadas instituições do Estado que têm contribuído na possibilidade primeira de, numa decisão politica, fazer o conselho funcionar, daí partindo para que ele com decisões já tomadas e previamente planejadas possa estruturar cada vez mais o setor de tecnologia de Alagoas”, disse o secretário Regis Cavalcante.

 

 

“O Itec tem um papel relevante, precisa cada vez mais que as decisões políticas corram no sentido de garantir o aperfeiçoamento, a melhoria, até porque tecnologia não espera, está cada vez se inovando e nós vivemos uma quarta revolução no mundo. É nesse sentido que a Secretaria de Ciência e Tecnologia, juntamente com o Itec e os demais órgãos se reuniram, exatamente para mostrar as preocupações, a necessidade de aglutinar essa força no sentido de que a gente possa avançar”, completou Cavalcante.

 

 

A Câmara Técnica se reunirá mensalmente e o Consege acontecerá num espaço de tempo entre 60 a 90 dias, podendo acontecer reuniões extraordinárias a depender da necessidade. Após a reunião, o presidente do Itec apresentou o data center e as demais dependências do Instituto ao Secretário de ciência e tecnologia.

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Alagoas

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia