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28/03/2018 13:10
Tecnologia
Cresce o interesse pela robótica na rede estadual de Educação
Programa abrange todo o Estado, beneficiando estudantes de 95 unidades de ensino
/ Fotos: Valdir Rocha)

Lançado em 2016, pelo Governo de Alagoas, como forma de deixar as aulas mais atrativas e associadas às novas tecnologias, o Programa de Robótica da rede estadual tem atraído cada vez mais adeptos em todas as 95 unidades de ensino contempladas nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres).

 

 

 

Na primeira formação deste ano, nesta terça-feira (27), no Cepa, o coordenador do programa, Ronaldo Cristiano, afirma que é crescente o número de professores e alunos interessados e destaca os investimentos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta área.

 

 

“Tecnologia e inovação despertam interesse de alunos e professores. Na era da tecnologia, do conhecimento em rede, precisamos mesmo incentivar programas como este, e a Seduc segue nesta linha, com a promoção de formações, levando estagiários da área para dar apoio a professores em todas as regiões e, também, já pensando em ampliar o número de escolas contempladas, pois é grande o interesse em virtude da visibilidade alcançada”, avalia Ronaldo.

 

 

 

Maior interesse

 

 

Docentes de todas as regiões do Estado destacam os inúmeros benefícios alcançados com a robótica, atraindo cada vez mais alunos. É o que afirma Elenito Galdino, professor de Matemática das escolas estaduais Irene Garrido e Dom Otávio Aguiar, ambas da 13ª Gere, na capital.

 

 

 

“Estamos com novas turmas e interesse maior este ano. O projeto está dando certo, proporcionando conhecimentos em informática, mecânica e programação, além de despertar a criatividade dos alunos. E estas formações proporcionadas pela Seduc têm feito a diferença, pois nos dão mais segurança para levar estes conteúdos, teóricos e práticos, à sala de aula”, declara Elenito.

 

 

 

Elencando o passo a passo utilizado em suas aulas, Jenivaldo Lisboa, professor de Física e Química da Escola Estadual Muniz Falcão, em Cacimbinhas, no Sertão de Alagoas, destaca, além do conhecimento, a interdisciplinaridade, integração e interação com o meio como ganhos importantes a partir da robótica.

 

 

 

“Fazemos a integração de conhecimentos com a interdisciplinaridade. Utilizamos os conteúdos de robótica nas aulas de Física, fazendo com que o aluno possa observar e compreender fenômenos e princípios físicos, algo que foi questão do Enem ano passado e que é conteúdo contemplado nas formações de robótica. Importante o aluno perceber também tudo isto aplicado no seu cotidiano. Se você pega um conteúdo e consegue trazer para o dia a dia deles, ele se torna mais valoroso”, avalia Jenivaldo.

 

 

 

Na Escola de Ensino Integral Benedita Maria Rufino Chagas Coelho, em Murici, Zona da Mata, a experiência do professor de Matemática, José Soares, é semelhante a dos colegas, com o crescente número de alunos participantes.

 

 

 

“Iniciamos a robótica no no passado, com 11 alunos. Este ano já temos 35 inscritos. Fizemos uma parceria com o professor de Física, trocamos ideias, e também aproveito as trocas de experiências com os colegas aqui da formação, grande parte com ótimas experiências, sempre com o intuito de proporcionar mais conhecimento aos nossos estudantes”, afirma José Soares.

 

 

 

Fonte: Agência Alagoas

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