29/03/2024
27ºC Maceió, AL Tempo nublado
(82) 99699-6308

Notícias

29/07/2018 15:30
Tecnologia
Projeto de irrigação inteligente é apresentado na SBPC Jovem
Pesquisa foi desenvolvida por alunos do primeiro ano do curso técnico integrado de Informática do Ifal Arapiraca
/ Divulgação

Quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas, Campus Arapiraca, orientados pelo professor Fernando Tenório, apresentaram no sábado, 28, na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Jovem, o protótipo do projeto ?Sensor Smart?, que tem o objetivo de ajudar pequenos produtores rurais com um sistema de irrigação inteligente e sustentável de baixo custo.

 

De acordo com os alunos Arthur Brito Ribeiro, Eduardo Roger Melo Mendonça, Manuel Eduardo Nascimento Antunes e Janderson dos Santos Melo, o ?Sensor Smart? analisa a umidade do solo por meio da sua condutividade elétrica, quanto mais úmido, mais condutivo fica o solo. Então, o sensor liga ou desliga o sistema de irrigação, através de um software que interpreta os dados. Assim, é utilizada apenas a água necessária para irrigar a plantação.

 

Em abril, o projeto foi aprovado para a segunda etapa do Avant IF, uma competição de ideias inovadoras voltada para alunos, servidores e egressos do Ifal. O evento foi realizado pelo campus de Santana do Ipanema, onde o projeto foi divulgado pela primeira vez. E no mês de julho, o projeto venceu o desafio "Empreender grande, desde pequeno" no Trakto Marketing Show, considerado o maior evento de marketing, inovação e vendas do Nordeste.

 

Desde então, a equipe trabalhou para melhorar o protótipo e desenvolveu equações que analisam tensão e correntes a serem injetadas no solo em relação à distância dos sensores e nível de umidade pretendido para o sistema de irrigação. "As equações são em função da primeira e da segunda Lei de Ohm. Elas vão permitir que a gente encontre algumas variáveis, por exemplo, resistência e voltagem. A gente trabalha com uma corrente elétrica que não dê uma descarga elétrica, um choque. Essas fórmulas nos permitem fazer isso. E nós também conseguimos ter o cálculo com base no comprimento e na área utilizada para a plantação", explica Arthur Ribeiro.

 

"A próxima etapa é colocar o projeto para funcionar no gramado do novo campus do Ifal Arapiraca. Será um protótipo maior, em grande escala. Do campus, a gente segue para outros desafios", conta o professor Fernando Tenório.

 

Sobre a SBPC

 

A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência foi realizada pela Universidade Federal de Alagoas até este sábado, 28. O evento é considerado o maior da América Latina na área de Ciência e Tecnologia. Este ano, o tema foi "Ciência, Responsabilidade Social e Soberania".

 

 


Fonte: Assessoria

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Tecnologia