18/04/2024
27ºC Maceió, AL Chuvas esparsas
(82) 99699-6308

Cotidiano / Andres Felipe

Quem é Andres Felipe? Andres Felipe Marques é Bacharel em direito pelo CESMAC/AL, advogado militante, louco por esportes e apaixonado por viagens.
29/10/2019 19:55:47
Política, paixão e futuro

 "As convicções são cárceres. Mais inimigas da verdade do que as próprias mentiras." Friedrich Nietzsche

 

 

 

Amigo leitor e eleitor ano que vem teremos eleições, pensando nisso tudo, vale apena a reflexão do amigo e advogado Lucas Bonfim:
"Nada é tão destrutivo para o ser humano do que suas próprias paixões. Quando estamos tomados por paixão somos mais perigosos e destrutivos do que bombas nucleares, cânceres agressivos ou bactérias imunes a qualquer antibiótico".

 

Nesse sentido, vamos rememorar o imperador romano Nero Cláudio César Augusto Germânico, conhecido e lembrado nos livros de história como imperador louco. Mas nem sempre foi assim!. No início de sua gestão todos o enalteciam em virtude de um trabalho virtuoso. Isso porque a economia era pujante e as revoltas que causavam caos social eram rapidamente debeladas.

 

Pois bem, ocorre que o mesmo homem que fez tanto por Roma, anos depois iria atear fogo na cidade e jogar a responsabilidade para os cristãos. Ele que tanto fizera foi quem tanto desfez. Não bastasse isso, ele matou a própria mãe, o irmão e uma infinidade de pessoas pelos motivos mais banais e abjetos possíveis.

 

Mas não foi pelo uso da violência indiscriminada que Nero foi expelido pelo sistema político vigente na época. Mas sim porque foi arrebatado pelas paixões que o cegaram. Antes um hábil diplomata e sagaz político; depois um homem imerso em vergonha e rejeição multilateral.

 

Tamanha foi a desonra que Nero foi convidado a tirar a própria vida, e diante de suas paixões acabou aceitando o convite sob o pretexto de que isso seria melhor para Roma. Guardada as devidas proporções, foi também assim com Getúlio Vargas quando estourou o escândalo de Gregório Fortunato.

 

Diante do presente resgate histórico, eu pergunto ao leitor: existe algum líder no cenário nacional submerso em paixões?. Eu não sei dizer. Mas é certo que só a história tem autoridade para julgar. Todo o resto é mera conjectura.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Andres Felipe