27/01/2021
24ºC Maceio, AL Alguns chuviscos
(82) 99699-6308

Tudo que há / Aninha Monteiro

Quem é Aninha Monteiro? É Colunista Social e Business Personal e está Presidente ABRACONE (Associação Brasileira Norte e Nordeste de Colunistas e Jornalistas Sociais). Instagram:@aninhamonteirooficial
18/11/2020 10:06:04
Única mulher reeleita na Câmara de Vereadores de Maceió, Silvania Barbosa (PRTB)

 Única mulher reeleita na Câmara de Vereadores de Maceió, Silvania Barbosa (PRTB), lamenta a diminuição de mulheres na Casa de Mário Guimarães, revela surpresa com a renovação de 50% do parlamento e deseja sorte aos novatos. As declarações foram feitas apenas dois dias depois do resultado das eleições, nesta terça-feira (17).
Até os melhores analistas políticos seguem confusos com a reviravolta das urnas no último dia 15. Pelo menos três análises são possíveis a partir do resultado. A primeira delas é que a Câmara terá pelos próximos quatros anos representantes mais conservadores. Um líder do movimento MBL na capital, um pastor da Igreja Universal e a sólida votação de um delegado da Polícia Civil são uma prévia do que teremos. A renovação da Câmara também é um fator evidente de que o eleitor que foi às urnas quer mudança. Nove vereadores de mandato não conseguiram a reeleição, somados a Antônio Holanda (MDB) que desistiu de concorrer, para dar a vaga ao filho, Fernando Holanda, de mesma legenda. Também a partir de 2021, a Câmara pula de 21 para 25 vereadores, com isso, a Casa de Mário Guimarães ganha quatro vereadores e chega a um total de 14 novatos.
A Câmara também perde representatividade feminina. Das cinco mulheres que tentaram a reeleição, Silvania Barbosa foi a única a ser reconduzida ao parlamento. Fátima Santiago e Aparecida Augusta, ambas do PP, ficaram de fora. Também não retornaram à Casa, Simone Andrade (DEM) e Ana Hora (MDB). Suas vagas serão ocupadas por Teca Nelma (PSDB), Olívia Tenório (MDB) e Gaby Ronalsa (DEM), deixando a Câmara com menos uma mulher em comparação a legislatura atual.
Reeleita pela quarta vez consecutiva, a vereadora Silvania Barbosa lamentou a queda do número de mulheres na Câmara. “Eu estou feliz pelas mulheres eleitas, espero que elas façam um excelente trabalho na Câmara e sigam levantando bandeiras importantes como o feminismo, mas lamento a saída das minhas colegas, que são, na minha opinião, grandes parlamentares que farão falta aos maceioenses. O ideal seria que tivéssemos mais três mulheres, sem a perda de quatros atuais. Assim, a Câmara teria ficado com oito mulheres, o que seria um terço novo do parlamento. Lamento profundamente essa perda de representatividade feminina no Poder Legislativo de Maceió. Apesar da chegada de outras três, eu serei a parlamentar com mais experiência política e de vida. Espero poder ajudar e orientar as mais jovens como eu puder. Desejo sorte a quem está chegando e também a quem está deixando a Câmara. Sobre essas últimas, tenho certeza que mulheres fortes e decididas como elas são, seguirão trabalhando por Maceió, mesmo sem mandato,” comentou Barbosa, que se disse surpresa com a renovação de 50% do parlamento.
“Acho que todos nós sabíamos que seria uma eleição difícil. Seguimos com essa tal polarização, em um momento confuso, onde alguns heróis da política têm se tornado ex-heróis, deixando os eleitores muito desacreditados, o que explica o elevado índice de abstenções, brancos e nulos. Além disso, temos a pandemia, que deixou muitos eleitores com medo de sair de casa. Uma eleição feita mais pela Internet do que corpo a corpo, com muitos elementos atípicos. Mas mesmo levando tudo isso em consideração, ainda assim, posso dizer que foi um resultado surpreendente de vários aspectos. Difícil de acreditar que alguns nomes ficaram de fora e também causou estranheza alguns nomes que acharíamos que não conseguiriam e acabaram tendo uma votação expressiva, bem diferente do que diziam as pesquisas e até a boca de urna logo depois da votação, contou a vereadora.

Comentários

Utilize o formulário abaixo para comentar.

Ainda restam caracteres a serem digitados.
CAPTCHA
Compartilhe nas redes sociais:
O site F5 Alagoas não se responsabiliza pelos conteúdos publicados nos blogs dos seus colaboradores.

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Aninha Monteiro