
Tia dentista / Karla Dayanna

Boa noite Crianças!!!
Hoje vamos falar sobre um defeito no esmalte do dente que tem sido cada vez mais comum no consultório e é um desafio para nós dentistas.
MIH ou Hipomineralização de incisivos e molares é uma patologia de origem sistêmica que afeta de um aos 4 primeiros molares permanentes e frequentemente esta associado aos incisivos permanentes, onde também podem ser afetados.
Apresentam-se com manchas de coloração que variam do branco ao amarronzado e pode ser facilmente diferenciado do esmalte normal. Infelizmente alguns casos são diagnosticados erroneamente e confundidos e tratados como a própria cárie ou outros defeitos do esmalte.
Os dentes com MIH quando cariados apresentam um desenvolvimento rápido da doença. E para complicar o trabalho de nós cirurgiões- dentistas, há grande dificuldade em obter a anestesia adequada, além de haver pouca adesão do material restaurador. O acompanhamento dos dentes comprometidos por esse problema deve ser feito desde cedo, pois necessitam de cuidados especiais.
Normalmente a criança sofre com muita sensibilidade, maior comprometimento por cárie etc. O tratamento varia a depender da gravidade do caso, pode ser feito desde fluorterapia até a exodontia(extração) dos dentes afetados. Então quando o tratamento é realizado de forma adequada e o mais cedo possível, há mais chance de sucesso, evitando assim perdas dentárias.
A melhor forma de cuidado é a prevenção. Sugiro que os pais fiquem atentos e caso encontre dentes com as condições expostas acima, procure a ajuda de um Odontopediatra de sua confiança, somente ele poderá realizar um correto diagnóstico e planejar o tratamento.
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 04/03/2017 18:01 ANTIBIÓTICO CAUSA CÁRIE?
- 18/12/2016 20:44 BRUXISMO NA INFÂNCIA
- 02/11/2016 12:29 VOCÊ SABE O QUE É CÁRIE DE MAMADEIRA?
- 07/09/2016 21:08 PASTA DE DENTE COM FLÚOR OU SEM FLÚOR ?
- 18/08/2016 22:46 MEDO DE DENTISTA EM CRIANÇAS
BUSCAR
