Editorias
Com o propósito de propagar a paz e o respeito, e combater o preconceito e a intolerância religiosa, a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) apoia a tradicional lavagem do pátio da Igreja do Senhor do Bonfim, idealizada pela Casa de Iemanjá e realizada pela Rede Alagoana de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.
A cerimônia, que reúne religiosos de matriz africana e já está em sua 18ª edição, terá sua concentração na Rua São João, no bairro do Jacintinho, a partir das 15h. Depois, o cortejo segue para realizar os rituais de lavagem da calçada da igreja, localizada no bairro do Poço, em Maceió.
Um dos responsáveis pela organização do evento, o babalorixá Pai Célio, da Casa de Iemanjá, reafirma a importância da celebração. “Respeito é a palavra-chave. Estaremos reunidos para pedir harmonia e proteção a Oxalá, e disseminar a paz e a tolerância”, afirmou o babalorixá.
Para a secretária Claudia Simões, a ação é uma manifestação de respeito à fé de cada pessoa. “A Lavagem é um encontro de unidade na diversidade, e a Semudh estará presente para proferir a paz e o respeito, e dizer não ao preconceito e à intolerância religiosa”, ressaltou a secretária.
Revoada de pombos, depoimentos de representantes políticos e religiosos, aclamação à paz e queima de fogos em homenagem a Oxalá farão parte da programação que, depois da lavagem, segue até a Casa de Iemanjá, naRua Dona Alzira Águiar, 429, no bairro da Ponta da Terra, finalizando a celebração.
Fonte: Agência Alagoas
Utilize o formulário abaixo para comentar.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.
- 06/06/2024 22:13 Festas Juninas movimentam municípios alagoanos com cultura e economia
- 06/06/2024 15:36 Animação alagoana participa da maior premiação do Cinema Brasileiro
- 16/03/2024 00:36 Ator viraliza nas redes sociais como cosplayer do personagem Coringa
- 14/03/2024 13:25 Psico, por dentro da mente!
- 16/12/2023 12:00 Noite religiosa movimenta o palco do Natal de Luz de Palmeira