A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) trouxe ótimos frutos para o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL). O órgão, que teve 29 projetos inscritos no evento - o que representou 53% de participação -, foi destaque no Estado.
Entre os projetos apresentados pela Emater, um deles apresentou o Brasil como um dos maiores produtores de alimentos. Palestra salientou que fazer a própria comida pode ser um ato político, como por exemplo, conhecer a origem dos ingredientes e saber se são cultivados respeitando o meio ambiente.
Dias de campo, oficinas e atividades práticas, também foram projetos executados pelo Instituto na SNCT, o que levou mais conhecimento e desenvolvimento sustentável sobre a área rural para os alagoanos.
Com o tema "Ciência Alimentando o Brasil", a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia estimulou a discussão acerca da produção de alimentos, agricultura e agronegócio. De acordo com a gerente de pesquisa e inovação tecnológica do Instituto, Joseani Castro, o tema escolhido conseguiu encaixar perfeitamente com os interesses e ações da Emater.
“Conseguimos adaptar muito bem em cinco sugestões de assuntos para a Semana e isso facilitou o nosso trabalho, pois montamos os eventos que combinaram com a Emater e com a proposta da organização”, ressaltou a gerente.
A idealizadora do evento em Alagoas foi a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Inovação (Secti) e como parte da programação a Emater recebeu destaque por promover o Dia de Campo com algumas temáticas, como: Biodigestor: alternativa para produção a partir de resíduos animais, no povoado Sítio Quixabeiras, zona rural do município de Água Branca, no Sertão de Alagoas; Produção de Hortaliças sem uso de agrotóxicos; Manejo integrado de pragas na cultura da banana prata- Alternativa ao uso indevido de agrotóxicos e o Uso do Nim Indiano, como inseticida natural no controle da Lagarta do Cartucho que ataca as plantações de milho.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308