Produtores rurais dos municípios do Alto Sertão de Alagoas conheceram, na terça-feira (20), em Delmiro Gouveia, a conclusão da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão.
O Plano, executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura ( Seagri), em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agropecuário (Fida), Ufal e Projeto Dom Hélder, tem como ênfase a transformação social, produtiva e de acesso a mercados com famílias de pequenos agricultores, no perímetro do Canal do Sertão.
Elaborado por técnicos das instituições envolvidas,o plano prevê, nesta primeira etapa, a construção de 140 módulos de produção, com assessoria técnica, adução e distribuição de água para as primeiras 140 famílias selecionadas.
Como afirma o secretário executivo da Seagri, Álvaro Machado, nas 23 comunidades que vivem no perímetro do Canal do Sertão foi feito o levantamento técnico de tipos de solo, irrigação, manejo e quais as culturas que estão sendo produzidas.
"Nos módulos previstos haverá irrigação por gotejamento, gestão e comercialização de produtos, cultivos agroecológicos e infraestrutura", assegura Álvaro Machado.
Rosana Santos, produtora de Olho D'Agua do Casado, também participou da elaboração do plano diz que conheceu comunidades do Ceará durante intercâmbio e está muito otimista com o projeto. "Fui muito importante o trabalho e a troca de experiências fora de Alagoas; acredito muito nesse trabalho do Governo".
O produtor de Água Branca, Joel Barros, afirma que o programa vai trazer benefícios para a região e gerar emprego e renda. "Quero aumentar a produção de milho, sorgo e capim".
Felipe Jalfi, coordenador do projeto, destaca que mais do que a legitimação, a aprovação tem grande significado pela participação dos produtores da região na concepção do plano.
O técnico da Seagri, Reinaldo Falcão, destaca que o projeto em sua concepção vai beneficiar as famílias, fixando o homem no campo, com produtividade. O Plano foi aprovado por unanimidade pelos produtores rurais.
Fonte: Agência Alagoas
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308