Ação da 7ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco flagrou, nesta segunda-feira (15), irregularidades no Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, o hospital regional de Arapiraca.
Segundo os fiscais, entre os problemas detectados estão a falta de licença ambiental, a destinação irregular de resíduos de saúde (resíduos contaminados junto a lixo comum) e a ausência de estação de tratamento de efluentes, lançados em fossas sépticas e também na rede de esgoto coletora do município.
Na ocasião, os fiscais constataram também a falta de responsável técnico pela recarga dos extintores de incêndio, além da ausência de responsável técnico da empresa coletora dos resíduos de saúde. Durante a ação, as equipes também se depararam com mobílias oxidadas e com a falta de telas em portas e janelas, além da ausência de manutenção adequada em algumas seções.
A força-tarefa lavrou autos de infração pelo fato de o hospital não possuir licença ambiental, além de em razão da mistura de lixo hospitalar com lixo comum, somada ao lançamento irregular de efluentes. As multas chegam a aproximadamente R$ 23 mil.
"Agora, os representantes do hospital terão de comparecer à sede do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas para se defender, com os técnicos ofertando um prazo para a regularização", explicou o coordenador da Equipe de Centros de Saúde da FPI.
"O lançamento de efluentes dessa natureza contamina o solo e chega a atingir o lençol freático, além de contaminar o ar com a evaporação dos produtos. Outro agravante é o risco de contaminação por doenças transmitidas por pessoas e animais que vivem nestas áreas", afirmou um analista ambiental do IBAMA.
Fonte: Assessoria do MPE-AL
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308