16/05/2022 22:40:45
Cidades
Ações externas de coleta de sangue serão realizadas em Arapiraca e Coruripe nesta terça
Ação tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue
Foto: AssessoriaHemoal Maceió é o responsável por abastecer as maternidades e hospitais da I Macrorregião de Saúde e o Hemoal Arapiraca

Duas ações de coleta de sangue externas serão realizadas nos municípios de Arapiraca e Coruripe, no interior de Alagoas. A ação tem o objetivo de facilitar o acesso dos voluntários à prática da doação de sangue, bem como, manter estabilizado o estoque para atender a demanda de transfusões dos serviços de saúde.

 

Em Arapiraca, a ação ocorre das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Praça Marques da Silva, no Centro. Já em Coruripe, a iniciativa acontece das 9h às 16h, na Unidade de Coleta e Transfusão, ao lado do Hospital Carvalho Beltrão.

 

O Hemoal Maceió é o responsável por abastecer as maternidades e hospitais da I Macrorregião de Saúde e o Hemoal Arapiraca, que fornecem sangue e hemocoponentes para a II Macrorregião de Saúde.

 

Para doar sangue, o voluntário deve ter no mínimo 16 anos de idade, peso igual ou superior a 50 quilos e comparecer ao local de doação de sangue portando um documento de identificação com foto, além de ter ter boa saúde, estar usando máscara e, caso tenha feito tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação e colocado um piercing, a doação de sangue só pode ocorrer após um ano.

 

As mulheres que já são doadoras habituais precisam respeitar o intervalo de três meses entre as doações. Com relação aos homens, é necessário que a última doação de sangue tenha ocorrido há dois meses. Já os menores de 18 anos só podem doar sangue se estiverem acompanhados dos pais ou de um responsável legal.
A doação de sangue é vetada permanentemente para as pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e, após os 11 anos, hepatite. No caso das mulheres, há impedimento para doar sangue caso estejam grávidas ou amamentando.

 

As pessoas que testaram positivo para Covid-19 não podem doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Mas, se o voluntário teve apenas contato com uma pessoa infectada e, nos sete dias subsequentes, não apresentou sintomas da Covid-19, pode se candidatar à doação de sangue.

 

Sobre a vacinação, o cidadão deve aguardar um intervalo para doar sangue. Se a vacina recebida foi a CoronaVac, a doação só deve ocorrer após 48 horas, mas se os imunizantes foram a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de 7 dias.

 

 

 

*com informações da assessoria.

E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308

F5 Alagoas - Você sempre atualizado. ©2024. Todos os direitos reservados.