O Núcleo de Defesa Vegetal da Adeal retomou esta semana o trabalho de campo para a manutenção do status sanitário de Alagoas como área livre do mofo azul do tabaco.
Técnicos da Agência de Defesa realizarão vistorias em 500 propriedades rurais produtoras de fumo nos municípios de Arapiraca, Craibas, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Taquarana, Limoeiro de Anadia, Coité do Noia, Girau do Ponciano, Igaci, São Sebastião e Junqueiro.
O trabalho de campo teve início nos meses de maio e junho passado, com a inspeção e coleta de amostras do tabaco na fase da sementeira. Nesta segunda etapa, a ação consiste na análise da folha no baixeiro.
"Na segunda-feira (1º), realizamos o treinamento das equipes que farão a vistoria nas propriedades rurais, a partir desta terça-feira (2). Todo o processo contará com três fases. Para isso, contamos com o apoio do setor produtivo e das secretarias municipais de Agricultura”, afirmou a chefe do Núcleo de Defesa Vegetal, Maria José Rufino.
As amostras serão enviadas pela Adeal para o laboratório oficial credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que fará a análise do material para detectar, ou não, a presença do Peronospora tabacina. A próxima fase será na folha primeira.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308