A entrega do ginásio esportivo da Escola Estadual Claudizete Lima Eleutério, no bairro da Forene, em Rio Largo, nesta sexta-feira (7), foi marcada por atrações culturais apresentadas pelos próprios estudantes. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, foi recebido pela afinada e colorida banda fanfarra.
Na sequência, o balé da escola se apresentou ao som de ‘Brasileirinho’, choro composto em 1947, por Waldir Azevedo. Um grupo de adolescentes fez sucesso com apresentação de B-Boy e, por último, outro grupo apresentou coreografia em alusão às Olimpíadas Rio 2016.
Para o secretário Luciano Barbosa, esse é o real motivo de viabilizar reformas e a construção de ginásios, como o Governo do Estado vem fazendo. Já são 68 escolas contempladas em todo o Estado.
“Esse ginásio pertence à escola e, também, à comunidade. É muito bom ver essa manifestação cultural. Os ginásios são para isso, não só para a prática esportiva, que sabemos que é muito forte aqui na escola, mas, também, para apresentações como essas, feiras de ciências e outras atividades”, diz o secretário.
Oportunidade
O diretor-geral da unidade, Romildo Calheiros, destacou que a importância do espaço vai além da prática esportiva. “Além de atender a quase 600 jovens, com a oferta de diversas modalidades esportivas, este ginásio é o principal espaço para atividades culturais e de lazer da escola e da comunidade do Complexo Brasil Novo, aqui na Forene”, frisa.
Romildo Calheiros lembra que a escola já formou diversas gerações de atletas campeões, tanto no futebol de salão como no basquete. “Fomos oito vezes campeões de futsal nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), cinco com o time masculino e três com o feminino, além de termos sido vice-campeões brasileiros em 2009, em Poço de Caldas/MG. No basquete feminino, também temos três títulos no Jeal. E o melhor é que muitos desses atletas ganharam bolsas de estudo em faculdades graças ao esporte”, conta o diretor.
Gere - Além do ginásio poliesportivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também entregou a sede da 12ª Gerência Regional de Educação (Gere). Localizada em Rio Largo, a Gere é responsável por 21 escolas estaduais em nove municípios: Rio Largo, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Messias, Novo Lino, Pilar, Satuba e Santa Luzia do Norte.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308