Integrantes da Associação dos Bugueiros de Maragogi (ABM) interditaram, por volta das 6 horas desta sexta-feira (28), a rodovia AL-101 Norte, na cabeceira da ponte sobre o Rio dos Paus, distrito de Peroba.
Impedidos de circular pelas praias do município, eles reivindicam o direito de trafegar, provisoriamente, por uma estrada alternativa, realizando os passeios turísticos, até que o projeto da nova rota seja aprovado definitivamente pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Os manifestantes reclamam que estão há 15 dias sem realizar a atividade, que existe há mais de 20 anos, e já acumulam prejuízos, às vésperas do início da alta estação.
A Associação suspendeu os passeios turísticos depois que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o IMA multaram a ABM e 16 proprietários de buggys por circulação de veículos nas praias e supressão de restinga. A multas totalizam R$ 36.108,00.
As operações de fiscalização para coibir o tráfego de veículos nas praias de Alagoas são respaldadas pela resolução nº 31/2016 do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cempram), publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE/AL), em junho deste ano. E pelo plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que proíbe a circulação de veículos automotores nas praias da Unidade de Conservação (UC) federal.
De acordo com o conselheiro da ABM, Heleno Silva, o “Leno”, o bloqueio não tem previsão para ser encerrado. Eles exigem a presença do diretor-presidente do IMA, Gustavo Lopes, e do chefe da APA Costa dos Corais, Iran Normande.
“Só sairemos daqui com uma resposta positiva para esses pais de família que querem voltar a trabalhar dignamente, como sempre fizeram”, afirmou Leno.
A pista foi bloqueada com pneus em chamas, troncos e carcaças de carros. Turistas que se deslocaram de Maceió para realizar os passeios às piscinas naturais de Maragogi ficaram impedidos de cruzar a barreira a pé.
“Isso é constrangedor. Minha filha, menor de idade, está com medo e quer voltar”, lamentou a turista Elisângela Rufino, de Ribeirão Preto (SP).
Policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) negociaram com os manifestantes e o transbordo de passageiros pôde ser realizado na pista, liberando a passagem dos pedestres.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308