A campanha eleitoral ainda não tomou as ruas pra valer, mas já é uma realidade para os órgãos que devem cuidam da lisura do pleito municipal. É o caso do Ministério Público Estadual (MP), que anunciou o lançamento de sua campanha informativa sobre o que é verdade e o que é boato na propaganda eleitoral. Para isso, criou as hashtags #Éverdade e #ÉBoato.
A estratégia, conforme explicou o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, é utilizar as redes sociais como propagadora do conteúdo. Por meio de banners com mensagens rápidas contendo a legislação eleitoral, o MP quer popularizar o conhecimento para o eleitor.
“Se o modelo de comunicação avançou e atualmente conseguimos fazer com que a mensagem saia do emissor e chegue mais rápido ao receptor, temos que nos moldar e fazer uso desse mecanismo. E vamos aproveitar exatamente essa tecnologia para compartilhar a nossa campanha com a população alagoana”, explicou Jucá.
A preocupação do MP é com as alterações realizadas após a minirreforma eleiotral. As principais informações, contidas nos posts, serão seguidas de 12 hashtags #ÉBoato e #ÉVerdade.
Deste modo, conforme pretende o órgão, qualquer pessoa poderá compartilhar, por meio de ferramentas como o WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook e seus similares.
O objetivo é que em pouco tempo as informações sejam viralizadas, a fim de evitar situações onde o próprio eleitor, além dos candidatos, sejam induzidos a erro.
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