Para dar continuidade às atividades em virtude da visita do comitê paraense da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) ao Estado, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) programaram visita técnica à cidade de Arapiraca, para apresentação dos avanços alcançados em terras alagoanas.
Como primeiro ponto de visita, os representantes paraenses conheceram a unidade do serviço Juceal Express no município. No local, o comitê pode observar a protocolização dos processos empresariais, a digitalização dos documentos e, também, a forma estrutural que o serviço é ofertado à sociedade arapiraquense.
As principais questões levantadas no encontro foram referentes ao funcionamento do Juceal Express, que estabelece ambientes para entrada de processos no interior do Estado, e a Casa do Empreendedor, local onde o serviço fica situado e são oferecidas outras atividades do Sebrae/AL.
Após a visita, o comitê seguiu para o Centro Administrativo Antônio Rocha para uma reunião com representantes das entidades envolvidas no processo de legalização no âmbito municipal, como as secretárias de Indústria, Comércio e Serviços, de Finanças, Meio Ambiente e Saneamento e Desenvolvimento Urbano, além da Vigilância Sanitária Municipal.
A reunião foi pautada pelos serviços oferecidos por cada órgão aos empresários arapiraquenses por meio do Portal Facilita Alagoas, como determina a Redesim. Na oportunidade, o administrador da Redesim na Secretaria de Finanças de Arapiraca, Marcelo Lira, exaltou a parceria entre os órgãos para o desenvolvimento regional do município.
“Somos parceiros e trabalhamos em união, focados no mesmo objetivo, que é ajudar as empresas a se formalizarem e permanecerem no nosso município para trazer o desenvolvimento para Arapiraca”, destacou.
Visão da Redesim em Alagoas
Segundo o gerente de projetos da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Aiua Reis Queiroz, a visita foi programada para que os servidores paraenses pudessem conhecer as atividades implementadas na Redesim em relação à integração com os 102 municípios alagoanos e órgãos responsáveis pelo licenciamento empresarial.
“Nós, do estado do Pará, estamos começando esse projeto. A efetiva implantação da Redesim começou em 2015 e a ideia é visitar o estado que é referência no Brasil no quesito integração e absorver todas as boas práticas e metodologias para o nosso estado”, afirmou Aiua Reis Queiroz.
Sobre a visita à unidade da Juceal Express nesta quarta-feira (26), o gerente apontou as vantagens que existem de se ter pontos descentralizados de atendimento aos empresários nas cidades do interior.
“A Junta Comercial abrir uma unidade desconcentrada sem a necessidade de ter um profissional para análise dos processos e que agilize o atendimento aos empresários é de um ganho muito grande. A partir do momento que o processo é tramitado de forma digital, o atendimento da Junta Comercial é efetivo em todos os municípios. É uma ideia muito boa, que pretendemos aplicar no Pará”, finalizou.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308