A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil apresentou, nesta quarta-feira, 3, ao comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas o planejamento estratégico de continuidade da operação ‘Água é Vida’. É a maior iniciativa de distribuição de água potável para comunidades do Agreste e Sertão de Alagoas.
O major Moisés Melo, coordenador estadual de Defesa Civil, explicou o passo a passo da operação ao comandante geral do CBMAL, coronel CB Adriano Amaral, e a demais membros do oficialato da corporação.
A operação objetiva o fornecimento de água potável para consumo humano e animal através de carros pipa, para atender os municípios alagoanos em situação de emergência devidamente decretados, homologados pelo Governo do Estado de Alagoas; e reconhecidos pelo Governo Federal, em virtude da estiagem ou seca.
“Nós trabalharemos em conjunto para proporcionar qualidade de vida para essas comunidades, pois isso é o mais importante nesse trabalho e nessa operação”, disse o comandante Adriano Amaral.
O major Moises Melo lembrou que no ano de 2015 foram investidos cerca de R$ 3 milhões na operação. Este ano, a Defesa Civil conseguiu R$ 1,300 milhão, através de um trabalho minucioso de organização e cortes por parte da coordenadoria.
“Este ano, nós suspendemos a operação no inverno, há cerca de 60 dias, e retornaremos no período que começa a secar nessas comunidades”, confirmou o coordenador da Defesa Civil Estadual.
O major explicou também que a Defesa Civil consegue coordenar e fiscalizar toda a distribuição desta água para as localidades que realmente estejam precisando, já que algumas delas são abastecidas pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).
Pelo menos, 1.300 comunidades serão atendidas e 220 mil pessoas serão beneficiadas nas regiões do Agreste e Sertão de Alagoas. Cem caminhões pipa serão empregados na operação.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308