O Governo de Alagoas realiza, no próximo dia 4 de outubro, na Fazenda Ribeira, no município de Campo Alegre, o segundo Dia de Campo sobre a Soja, com a participação de técnicos, produtores, fornecedores de máquinas e fertilizantes, instituições bancárias oficiais e o sistema produtivo como um todo.
A área cultivada, de propriedade do engenheiro agrônomo Geraldo Tenório, era tradicionalmente plantada com cana de açúcar e atualmente mantém 200 hectares, diversificando a cultura e tendo uma excelente adaptabilidade da cultura da soja na região, em área de renovação da cana.
Como informa o superintendente do Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Hibernon Cavalcante, atualmente a área vem cultivando cinco variedades de soja, e que apesar das dificuldades climáticas, a produção tem obtido sucesso, atingindo entre 30 a 40 sacas por hectare, dependendo da variedade.
“Poderia ter uma produtividade ainda maior, desde que a distribuição de chuvas fosse regular”, reconhece o técnico da Seagri.
Segundo Hibernon Cavalcante, apesar das adversidades climáticas, a cultura vem se mostrando uma opção interessante do ponto de vista econômico e de índice de produtividade.
“A soja se casa muito bem em área de renovação de cana, por deixar resíduo da matéria orgânica e também fixar nitrogênio ao solo", justificou o superintendente.
Para o secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos, o apoio e o incentivo que o Governo de Alagoas vem oferecendo aos produtores de soja nos municípios de Campo Alegre e em Porto Calvo, tem sido de fundamental importância para o incremento da cultura nas duas regiões de Alagoas.
“A prioridade que o governador Renan Filho tem feito na área da agricultura vai possibilitar a implantação de políticas públicas e, consequentemente, incentivar a produção, gerando emprego e renda para o homem do campo”, assegura o secretário Álvaro Vasconcelos.
Em 2015, a produção de soja da Fazenda Ribeira foi exportada para a Rússia e a meta para este ano, é que a soja também seja comercializada no Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco e Piauí. A perspectiva para este ano é uma produção de em torno de 650 toneladas.
E-mail: redacao@f5alagoas.com.br
Telefone: (82) 99699-6308